Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro Aberto oficialmente o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Talita Baena

Autoridades brasileiras e alemãs participaram da solenidade de abertura do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável (SBA), ocorrido na noite de domingo, 29 de setembro, no salão do Barrudada Hotel, em Santarém (PA). O evento binacional, que ocorre a cada 2 anos, alternadamente, em um dos dois países, está sendo realizado na região Amazônica pela primeira vez. Pesquisadores, profissionais e estudantes participam do Simpósio, sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), até o próximo dia 4. Além da UFOPA, o encontro é realizado pelas Universidades de Stuttgart e de Tübingen e pela agência Baden-Württembergisches International.

Participaram da mesa de abertura a subsecretária do Ministério da Ciência, Pesquisa e Artes do Estado de Baden-Wüttemberg, Alemanha, Dra. Simone Schwanitz; o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço; o coordenador-geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Cardoso; o reitor da Universidade de Stuttgart, Dr. Wolfram Ressel; o reitor da Universidade de Ciências Florestais Aplicadas de Rottenburg, Alemanha, Dr. Bastian Kaiser; o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Dr. Sueo Numazawa; o coordenador-geral do 6º SBA, Prof. Dr. William Vale; o prefeito de Santarém, Alexandre Von; e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Nilson Pinto.

A subsecretária alemã, que pela primeira vez participa de um encontro no Brasil, disse que o Simpósio é um dos muitos eventos oficiais que acontecem no âmbito do Ano Alemanha + Brasil 2013-2014, aberto oficialmente no último mês de maio. Ela destacou a biodiversidade da Amazônia e a riqueza de recursos naturais do Brasil, e o início da trajetória do país para proteger estes recursos. É neste contexto, segundo ela, que está a importância das colaborações e parcerias. “A sustentabilidade começa em casa, mas apenas terá sucesso se esquecermos as fronteiras e trabalharmos de mãos dadas”.

O reitor da UFOPA, Prof. Seixas Lourenço, falou sobre os objetivos e as expectativas de resultados com a realização do Simpósio, que busca, de forma conjunta, debater e estabelecer programas de cooperação em ciência e tecnologia para o melhor uso da biodiversidade da região. “Esperamos e desejamos que aqui possam ocorrer os debates, as reflexões e os entendimentos que, a partir do diálogo técnico-científico, nos darão novos instrumentos para avançar nas alternativas de desenvolvimento que qualifique e inclua a todos nos processos de desenvolvimento econômico, social e cultural”.

O coordenador do evento, Prof. William Vale, relatou um breve histórico das relações entre os países, sendo o Brasil hoje o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina, falou sobre as conquistas da UFOPA em seus 4 anos de existência e o processo de escolha da Universidade e da cidade de Santarém como sedes da 6ª edição do Simpósio. “Sabemos que muito temos que andar para cada vez mais atingirmos índices melhores, e eventos como este, com certeza, em muito irão contribuir para a melhoria do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico a nível regional”, disse.

A cerimônia de abertura contou com apresentação do violonista e compositor santareno Sebastião Tapajós e apresentação da Orquestra Jovem da Escola Maestro Wilson Fonseca, que executou os hinos da Alemanha e do Brasil, sob regência do maestro Jean Araújo.

O 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável busca debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sob os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.

Confira a programação na página www.ufopa.edu.br/sba-2013.

Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA

30/9/2013