Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro Educação e corporeidade: conferência abordou a responsabilidade de ser professor

Prof. Hergos Couto e Prof. Jorge Bento durante a conferência de abertura do congresso

Mais de 200 congressistas, entre eles professores e estudantes de educação e educação física de Santarém, participaram da abertura do 1º Congresso Internacional de Educação e Corporeidade na Amazônia, que ocorreu na última quinta-feira, dia 26, no auditório do Campus Tapajós na UFOPA.

Entender o corpo como um ser pensante, um corpo sujeito, afastando a concepção de um corpo mecanizado que apenas reproduz o que recebe de informação do mundo; entender que o corpo tem uma intenção de se manifestar por meio de um movimento e assim se expressar para o mundo: eis a proposta do congresso, que, segundo Hergos Couto, um dos coordenadores do evento, deve ampliar a discussão, vista como um momento de provocação. “Este é um momento para pensarmos uma educação de qualidade para a nossa região”, avalia.

Durante a conferência de abertura, o Prof. Dr. Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto (Portugal), falou sobre a responsabilidade de ser professor. De forma poética e profunda, o conferencista português chamou a atenção dos professores para as responsabilidades assumidas no processo educacional; segundo ele, atualmente a maior responsabilidade do profissional da educação é manter acessa a luz da esperança, a luz da justiça, a luz da ética e da estética do mundo. “Vivemos em um mundo em que a ética e a estética são muito pisoteadas, e os professores têm particularmente essa função; são, portanto, a expressão da luz que deve iluminar a humanidade. É a estética do gesto, das palavras, das atitudes, pois, como dizia Platão, a estética é a beleza, é a verdade e, portanto, aquilo que não é belo, é falso”, considera.

Estiveram presentes na mesa de abertura a Profa. Marta Genú, representado o Prof. Juarez Quaresma, reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA); a Profa. Rosineide Bentes, coordenadora do Campus da UEPA em Santarém; a Prof. Edna Galvão e o Prof. Hergos Couto, coordenadores do congresso; a Prof. Dra. Mara Nicolau, coordenadora de Educação Física da rede municipal de ensino, e Ilder Schlender, diretor do Centro Universitário Luterano do Brasil em Santarém (CEULS/ULBRA).

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

27/9/2013