Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro UFOPA e Universidade de Stuttgard discutem parceria com Prefeitura de Santarém

UFOPA e Universidade de Stuttgard discutem parceria com Prefeitura de Santarém

Representantes da UFOPA e Universidade de Stuttgart reúnem-se com prefeito de Santarém - 30/9/2013

Representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Universidade de Stuttgart (Alemanha) participaram na última segunda-feira, dia 30 de setembro, de reunião com a Prefeitura de Santarém, com o objetivo de firmar acordo de cooperação técnica nas áreas de resíduos sólidos, energia alternativa e água potável. O encontro contou com a participação de representantes do distrito alemão de Reno-Sieg e do Projeto Saúde & Alegria.

A ideia é elaborar um amplo diagnóstico, com a identificação de soluções tecnológicas para três desafios: coleta e destinação de resíduos sólidos, produção de energia alternativa e de água potável, principalmente, para comunidades ribeirinhas. As cinco instituições deverão firmar parceria para trabalhar conjuntamente na identificação dos problemas e na busca de soluções para apoiar a gestão municipal nestas três áreas.

“Esse é um grande desafio: definir qual é a melhor alternativa, tecnologia e encaminhamento para esses problemas, principalmente na área rural”, afirmou o prefeito de Santarém, Alexandre Von. “Outro grande desafio é a construção do plano de gerenciamento de resíduos sólidos do município de Santarém, e gostaríamos também de ter o envolvimento da UFOPA e da Universidade de Stuttgart nessa complexa tarefa”.

Durante a reunião, o professor Uwe Menzel, do Instituto de Saneamento de Água e Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade de Stuttgart, falou sobre a atuação da universidade alemã no Brasil. “O nosso instituto é o maior da Universidade de Stuttgart e desde 2001 trabalhamos com diversas universidades brasileiras e com o sistema Sesi/Senai de diferentes estados, atuando principalmente em projetos na área ambiental”.

Comunicação/UFOPA, com informações da Prefeitura de Santarém

2/10/2013