Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Abril PROEN regulariza situação de alunos cotistas e não cotistas ingressantes em 2013

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) concluiu - por meio da Portaria 13/2014 - a regularização cadastral da situação dos discentes ingressantes em 2013, oriundos do Processo Seletivo Regular da UFOPA, cujos cadastros apresentavam incoerência no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A medida deu-se em função da identificação de inconsistências nos dados de alunos que ingressaram na universidade em 2013, o que ocasionou a anulação do resultado do Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos e Mobilidade Interna 2014.

A UFOPA adota, desde o ano passado, o sistema de ingresso por meio de cotas sociais, atendendo à exigência da Lei 12. 711 de agosto de 2012, que trata da implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino superior (IFES), normatizando pelo menos quatro tipos de cotas. “No último levantamento feito, identificamos inconsistências oriundas do processo de habilitação do ano de 2013, bem como na inserção dos dados no SIGAA, que desencadearam a anulação do resultado do Processo Seletivo Interno de Ingresso aos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar, Bacharelado Profissional, Licenciaturas Integradas e Mobilidade Acadêmica Interna Permanente, adstrito aos ingressantes no ano de 2013”, afirmou o diretor de Registro Acadêmico, Edson Almeida.

Segundo o diretor, foi realizado, então, um levantamento rigoroso dos 1.099 alunos registrados no SIGAA cuja data de ingresso era 2013 e cuja cota se apresentava diferente daquela informada no ato da inscrição do Processo Seletivo Regular, e confirmada no processo de habilitação e matricula daquele ano. “O levantamento foi feito em tempo recorde para que todos esses discentes tivessem acesso o mais rápido possível às informações, permitindo a correta continuidade do seu percurso acadêmico”, informou Edson Almeida.

“Os dados relativos à forma de ingresso (cotistas e não cotistas) influenciam em todo o percurso acadêmico dos discentes; por isso, a regularização cadastral é fundamental para o ingresso adequado nos respectivos cursos, respeitando-se o número de vagas por cota. Com essa regularização, garantimos a lisura e a legalidade necessárias nesse processo”, afirmou a reitora da UFOPA, Profa. Dra. Raimunda Monteiro.

A PROEN alerta aos alunos que acessem a lista no sítio www.ufopa.edu.br para que verifiquem se alguma divergência de dados ainda persiste. Caso o aluno identifique, este deve procurar imediatamente a Diretoria de Registro Acadêmico (DRA) para regularizar sua situação.

Serviço - A DRA está localizada na sala 417, no 4º piso do Câmpus Amazônia, e atende em horário comercial.

Veja, na íntegra, a portaria e as listas de alunos:

Portaria PROEN nº 13, de 14 de abril de 2014.

Relatório DRA Cotista Maior 1,5 OUTROS

Relatório DRA Cotista Maior 1,5 PPI