Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Atitude e Saúde: diabetes foi o tema do 2º encontro

Atitude e Saúde: diabetes foi o tema do 2º encontro

Atitude e Saúde: diabetes foi o tema do 2º encontro

Servidores tiraram dúvidas sobre diabetes tipo 2

Os sintomas, causas e a prevenção de diabetes mellitus, um grupo de distúrbios provocados pelo excesso de açúcar no sangue – a hiperglicemia –, foi o tema da palestra ministrada pela coordenadora do projeto, Francimara Ferreira, durante o 2º encontro do Projeto Atitude e Saúde, desenvolvido pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da UFOPA.

De forma interativa, dúvidas dos servidores que participam do projeto foram esclarecidas. “O diabetes não é simplesmente o aumento da glicose no organismo, são várias alterações metabólicas no organismo, e tem várias consequências. Ele é uma das principais causas de amputação não traumáticas. A pessoa com diabetes tem um risco de 2 a 4 vezes maior de desenvolver doenças cardíacas, por exemplo. A cegueira também é uma das consequências do diabetes”, informa Francimara.

Epidemia - Segundos estudos sobre saúde pública mundial, há uma estimativa que, em 2030, 300 milhões de pessoas tenham diabetes. “É uma epidemia de diabetes que está relacionada aos próprios hábitos de vida, ao sedentarismo, à alimentação não adequada, trabalhando esses fatos podemos prevenir o diabetes do tipo 2”, destaca a palestrante.

A servidora Isis Costa, que trabalha no Centro de Tecnologia, Informação e Comunicação (CTIC), participou pela primeira vez do projeto e aprovou a iniciativa da DSQV. “Gostei de participar e acredito que é um projeto que tende a vingar, pois nós estávamos sentido falta deste acompanhamento da saúde do servidor. Pretendo participar de todas as edições, pois muitas coisas sobre o diabetes, como a função da insulina, os cuidados que temos que ter com uma pessoa que vive com diabetes, aprendi hoje aqui”, avalia a servidora.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

21/8/2014