Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Desenvolvimento regional é tema de oficinas com MPOG e UFOPA em Itaituba

Desenvolvimento regional é tema de oficinas com MPOG e UFOPA em Itaituba

Representantes dos governos federal, estadual, municipais e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reúnem-se em Itaituba, nos próximos dias 21 e 22 de agosto, para participar das oficinas temáticas da Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT Tapajós). A UFOPA é uma das organizadoras do evento, por meio do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

A reitora da UFOPA, Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro, fará parte dos debates e na ocasião irá anunciar a abertura da licitação para a construção do câmpus da UFOPA na cidade de Itaituba. Estarão presentes nas oficinas os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Tapajós: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão e a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG, Esther Bemerguy de Albuquerque.

O objetivo da ADT é a análise crítica das experiências regionais de planejamento e desenvolvimento regional, como por exemplo o Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu e BR-163 Sustentável. As mesas temáticas, que ocorrerão simultaneamente, terão os seguintes eixos: mineração, saúde, educação e ordenamento territorial.

Participarão dos debates representantes do Ministério das Minas e Energia, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Secretaria de Patrimônio da União e do Consórcio dos Municípios de Belo Monte, além da Prefeitura de Altamira.

“As Agendas de Desenvolvimento Territorial constituem-se num esforço do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) de aproximar a dimensão territorial do planejamento por meio do diálogo com os diferentes atores das três esferas de governo e da sociedade”, afirmou a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG, Esther Bemerguy de Albuquerque.

“Para a UFOPA, esta iniciativa serve para orientar o planejamento da implantação do ensino superior na região do Tapajós e BR-163”, afirmou a reitora Raimunda Nonata Monteiro.

Serviço:

Oficina Agenda de Desenvolvimento Territorial – ADT Tapajós

Data: 21 e 22 de agosto (quinta e sexta-feira)

Local: Auditório do IFPA (Itaituba) – Rua Universitária, s/n – Bairro Maria Magdalena – Itaituba, PA

Informações: Coordenação de Comunicação da UFOPA: 2101-6532, 9206-9577, comunicaufopa@gmail.com

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

19/8/2014