Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto DIAVI realiza curso sobre avaliação de graduação

DIAVI realiza curso sobre avaliação de graduação

O curso "Avaliação de cursos de Graduação" vai até o dia 14. Foto: Milly Pontes.

Começou ontem e vai até amanhã, dia 14, o curso “Avaliação de Cursos de Graduação”, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), por meio da Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (DIAVI).

Voltado para os coordenadores de cursos, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, o curso objetiva capacitá-los quanto aos procedimentos referentes à regulação de cursos, observando a legislação da educação superior, em especial a Lei 10.861/2004, com vistas aos processos de reconhecimento de curso.

A exposição dos aspectos gerais e normativos do processo de avaliação de cursos; a instrução quanto ao processo físico e preenchimento do formulário eletrônico do sistema e-MEC para reconhecimento de cursos; e a contextualização da situação atual da regulação dos cursos da UFOPA são algumas das temáticas abordadas durante o curso.

Sobre o processo de avaliação - De acordo com a Lei n° 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) instituiu a avaliação sistemática das instituições de educação superior, dos cursos superiores e do desempenho dos estudantes. Todo esse processo de avaliação é de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob coordenação e supervisão da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Ainda de acordo com a legislação, os cursos de graduação devem ser avaliados periodicamente e de três modos: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

Serviço: O curso “Avaliação de cursos de Graduação” vai até o dia 14, no Miniauditório do ICTA, localizado no prédio anexo ao Câmpus Amazônia.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

13/8/2014