Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Engenharia de Pesca: pesquisa estuda produção da Feira do Pescado

Engenharia de Pesca: pesquisa estuda produção da Feira do Pescado

Prof. Keid Nolan (ICTA) com sua equipe de pesquisa na Feira do Pescado em Santarém. Foto: Talita Baena

Fruto da parceria entre a Colônia de Pescadores Z-20 e o Laboratório de Geoinformação e Investigação Pesqueira do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da UFOPA, a pesquisa desenvolvida por Ericleya Marinho, mestranda do Programa de Pós-Graduação de Recursos Áquaticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), estudará quatro espécies de peixes vendidos na Feira do Pescado, em Santarém, Oeste do Pará.

A primeira ação da pesquisa de campo ocorreu na última sexta-feira, dia 1º, na própria Feira do Pescado. Ericleya, juntamente com o Prof. Dr. Keid Nolan, coordenador do Laboratório e orientador da pesquisa, além de 3 biólogos e 13 estudantes de iniciação científica do curso de Engenharia de Pesca, fizeram a biometria, que é a coleta de dados de peso e tamanho, de uma subamostra composta por 10 indivíduos de uma mesma espécie de pescado. Depois as análises continuarão em laboratório com o estudo da biologia, o ciclo de vida dos indivíduos. “Queremos saber qual o estado atual dos estoques de peixes comercializados na região”, informa Ericleya Marinho.

Como os peixes da região são adaptáveis às variações do nível das águas, que na região compõem 4 períodos – seca, enchente, vazante, e cheia –, conta Ericleya, a coleta de dados e a análise das amostras ocorrerão durante 1 ano. “E nesse período estaremos aqui na Feira duas vezes na semana, para comparar a flutuação, como as espécies se comportam diante das variações ambientais”, explica.

Histórico – A parceria com a Colônia Z-20, conta o Prof. Keid, é de longa data e vem contribuindo para a formação da Rede de Informações Pesqueiras do Oeste do Pará. “Há 4 ou 5 anos, a colônia nos procurou para iniciarmos o monitoramento do desembarque do pescado. Naquela época, começamos experimentalmente com alguns alunos. Com o tempo, nós fomos consolidando a ideia de que há necessidade de uma base de dados comum de pesca para que as informações retornem para a sociedade. Daí surgiu o projeto da Rede de Informações Pesqueiras do Oeste do Pará e Baixo Amazonas, que começa a se consolidar com a dissertação de mestrado da Ericleya, estudo das características populacionais de duas espécies – aracu e pacu. A ideia é construir uma rede de pesquisas com diferentes instituições, servindo a UFOPA de apoio para montar e consolidar os dados”, conta.

De acordo com Ericleya Marinho, o estudo do registro da produção de pescado na região é importante para a implantação de políticas públicas voltadas para o gerenciamento dos recursos pesqueiros da região. “Com este estudo nós queremos comprovar se o período de defeso de algumas espécies está de acordo com o ciclo de vida das espécies produzidas aqui na região”, espera.

A mesma avaliação faz o diretor de Assistência Social da Colônia Z-20, Jocivaldo Pereira, pois, segundo ele, como os pescadores necessitam de mais informações sobre o pescado da região, a pesquisa deve subsidiar algumas demandas dos pescadores. “Através desse estudo teremos informações da produção, desenvolvimento e o volume de algumas espécies da região. Nossa contribuição para a economia do município é muito grande, mas como não temos dados, não somos vistos com a devida atenção”, lamenta.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

4/8/2014