Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Engenheiros formados na UFOPA garantem vagas em mestrado

Engenheiros formados na UFOPA garantem vagas em mestrado

O engenheiro florestal Diego Vieira, formado pela UFOPA, aprovado em 1º lugar no Mestrado na UFVJM

Nove alunos das turmas de 2009 e 2010 do curso de Engenharia Florestal da UFOPA foram recentemente aprovados para ingressar em mestrados de diversas universidades no País, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É o caso de Diego Vieira, 24 anos, engenheiro florestal recém-formado pela UFOPA, aprovado em primeiro lugar para o mestrado em Ciências Florestais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG).

Vindo de Itaituba, Diego conta que não esperava pelo resultado. “Foi surpreendente. Devo essa conquista ao apoio do meu orientador, que sempre esteve ao meu lado desde o início da graduação. Já vínhamos construindo esse caminho há anos, com o objetivo de obter esse resultado que temos hoje”, destaca o aluno, fazendo referência ao seu orientador durante a graduação, Prof. João Ricardo Vasconcelos Gama, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA.

Diego deve começar a cursar o mestrado ainda em setembro desse ano. Seu projeto de pesquisa tem como objeto o manejo florestal em faixas alternadas, uma continuação da tese de doutorado do Prof. João Ricardo. “Meus planos são concluir o mestrado e, se possível, o doutorado. Depois quero voltar para a UFOPA, se tiver a oportunidade. Acredito que as pessoas que são do Norte do país, especialmente da nossa região, tão carente em doutores, têm a obrigação de retornar para contribuir para melhoria da educação do nosso estado”, enfatiza.

Para a diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Profa. Elaine de Oliveira, a aprovação do número expressivo de alunos em mestrados fora do estado é um avanço. “Para quem era desacreditada, essa é uma resposta da UFOPA para a sociedade e para os próprios alunos. Estamos mostrando que os alunos aqui têm uma formação tão louvável quanto os de fora. Eles mostraram que conseguem competir de igual para igual com alunos de todos Brasil numa seleção de mestrado. Para quem não acreditava no modelo da UFOPA, essa é uma grande resposta”, ressalta a diretora.

Além de Diego, os engenheiros florestais formados pela UFOPA e aprovados nos mestrados são: Cinthia Grazielle Carvalho Andrade (UFV, Mestrado em Ciências Florestais); Glícia Silvânia Pedroso Nascimento (UFV, Mestrado em Ciências Florestais); Axa Emanuelle Simões Figueiredo (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Mestrado em Ciências Florestais Tropicais); Elvis Ricardo Figueira Branco (UFES, Mestrado em Ciências Florestais); Lucas Cunha Ximenes (UFVJM, Mestrado em Ciências Florestais); Vanessa Pimentel Bernardes (UFES, Mestrado em Ciências Florestais); Sabrina Barros Santiago (UFES, Mestrado em Ciências Florestais); Sara Freitas de Sousa (UFES, Mestrado em Ciências Florestais).

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

14/8/2014