Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Excursão no centro de Santarém (re)visita patrimônio histórico

Excursão no centro de Santarém (re)visita patrimônio histórico

O programa Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (CFI/IEG), por meio do projeto Roteiros Santarenos, promove, na próxima quinta-feira, 21, excursão intitulada "Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém", cujo objetivo é promover e disseminar o conhecimento sobre a importância da história e cultura do município de Santarém, registrada em esculturas arquitetura, obras de arte e livros.

A visita aos monumentos e estabelecimentos históricos parte da frente do Câmpus Tapajós (R. Vera Paz, s/n), às 7h30 da manhã. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto, por meio do e-mail roteiros.santarenos@gmail.com.

O patrimônio histórico de parte de Santarém será conhecido durante a caminhada no Centro da cidade, numa rota guiada que abrange os principais monumentos, edificações e obras de arte representativos da história da cidade. No decorrer do percurso serão apresentadas, de forma sucinta, informações da história e do contexto geológico do local e das vias de acesso percorridas na caminhada, estimulando o público a visitar as edificações e assim contribuir para a sua conservação.

Foram escolhidos doze pontos de visitação localizados no centro histórico da cidade. Partindo da Praça do Centenário (em frente à Igreja de São Raimundo Nonato), seguindo até a Praça São Sebastião, numa rota de cerca de dois quilômetros, com duração de, no máximo, duas horas e meia. “Para melhor aproveitamento do evento, todos os inscritos devem ser maiores de 18 anos e ter condições físicas para completar com segurança o trajeto e concordar em assinar o termo de responsabilidade/compromisso, a ser disponibilizado no momento da inscrição de cada excursão”, alerta a coordenadora do projeto, Profa. Deize Carneiro.

Coordenada pela Profa. Dr. Fernanda Souza do Nascimento, do Programa de Ciências da Terra (PCDT) do IEG, a excursão objetiva promover o turismo cultural através do conhecimento da importância do patrimônio histórico arquitetônico para a região da bacia do rio Tapajós.

A excursão integra o “Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo”, coordenado pela Professora Deize Carneiro (UFOPA/IEG/PCDT), que tem como objetivo contribuir para a educação patrimonial e ambiental, com vistas à conservação do patrimônio geológico e cultural da região.

“Com esse potencial turístico, conhecer o patrimônio histórico e arquitetônico se torna não só significativo para a disseminação das origens e importância histórica da cidade, mas também como um atrativo financeiro devido à quantidade de turistas estrangeiros e de outras regiões do Brasil que o município vem recebendo. Por outro lado, a maioria da população pouco conhece sobre a história da cidade e seus monumentos. Assim, o projeto “O Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, através da visita guiada a esses monumentos, instiga o público a se interessar e perceber a importância do conhecimento e conservação desse patrimônio para a sua história”, afirma a coordenadora do projeto, Profa. Deize Carneiro.

Serviço: Excursão "Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém"

Data: 21/8/2014

Saída: Câmpus Tapajós (R. Vera Paz, s/n)

Informações e inscrições: roteiros.santarenos@gmail.com

Comunicação/UFOPA, com informações do projeto Roteiros Santarenos

12/8/2014