Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Gestores da UFOPA conhecem Plano Estratégico da UFRA

Gestores da UFOPA conhecem Plano Estratégico da UFRA

Profa. Raimunda Monteiro (UFOPA) com pró-reitor da UFRA, Prof. Antônio Cordeiro. Foto: Lenne Santos

O Planejamento Estratégico Institucional (PLAIN) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI) da UFRA, Prof. Dr. Antonio Cordeiro de Santana, nesta quinta-feira, 14, aos gestores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), durante reunião de trabalho com vistas a elaborar o planejamento da UFOPA dentro de uma “nova mentalidade de gestão”, conforme afirmou a reitora Prof. Dra. Raimunda Monteiro.

O vice-reitor, Prof. Dr. Anselmo Colares, também esteve presente ao evento, que ocorreu no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon. Uma comissão, liderada pelo pró-reitor de Planejamento Institucional (PROPLAN), Edson Akira, será responsável por promover as discussões para os ajustes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016 da UFOPA, com o objetivo de alinhar o documento com o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE).

De acordo com a reitora da UFOPA, essa “nova mentalidade de gestão” passa pelo aspecto de identidade, de como a Universidade se vê. E ela questionou os presentes: “Quem somos? Como nos projetamos para desenvolver nossa atividade profissional? Como nós, enquanto gestores, estamos com a responsabilidade de preparar a instituição para nós mesmos”. E completou: “Os cargos que nós ocupamos pertencem à Instituição. O que estamos fazendo hoje está dentro de um marco de compromisso social e institucional muito mais amplo”.

A reitora ressaltou a importância do apoio dos dirigentes da UFOPA e de todos os professores no processo de discussão que objetiva estabelecer os ajustes necessários ao PDI da UFOPA. O vice-reitor, Prof. Dr. Anselmo Colares, ponderou: “Nosso maior desafio é construir uma universidade que tenha identidade regional por meio de um processo participativo, democrático e ágil”. O pró-reitor de Planejamento Institucional, Edson Akira, relembrou os desafios da UFOPA: “Entre eles, está implementar a universidade multicâmpus e alinhar os nossos objetivos com a Política Nacional de Educação”. E completou: “É como trocar os pneus com o carro em movimento”.

Durante sua explanação, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI) da UFRA, Prof. Dr. Antonio Cordeiro de Santana, apresentou as estratégias de planejamento daquela universidade na construção do seu Planejamento Estratégico Institucional (PLAIN) e as metas estabelecidas para os próximos dez anos (2014-2024). “O planejamento a longo prazo foi um aspecto favorável que possibilitou o envolvimento de diversos segmentos, já que as nossas metas abrangem pelos menos duas gestões e meia, e não apenas uma gestão específica”, afirmou, com a experiência de quem já disputou uma eleição para o cargo de reitor daquela universidade.

“O interessante nesta experiência foi perceber o alinhamento das políticas institucionais com a Política Nacional de Educação”, afirmou a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, que chamou atenção também para a leitura e da prospecção de cenários feita pelo pró-reitor da UFRA a partir do diagnóstico dos ambientes internos e externos, o que permitiu o estabelecimento de objetivos e metas reais. A reitora destacou a experiência metodológica utilizada pela UFRA na construção do PLAIN: “Temos aqui uma experiência metodológica de processo de planejamento e métodos científicos de construção dos resultados”, finalizou.

A UFRA foi criada há 60 anos; possui caráter multicâmpus e mantém cursos em quatro pólos fora da capital: Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Capanema.

A UFOPA foi a primeira universidade federal criada no interior da Amazônia, a partir da junção das unidades da UFRA e da UFPA que funcionavam em Santarém e Oriximiná. Em 5 de novembro, irá completar 5 anos de existência, e mantém atividades em seis pólos, além da cidade de Santarém: Itaituba, Alenquer, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

O PDI da UFOPA está disponível na página www.ufopa.edu.br/plano-desenvolvimento-institucional.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

14/8/2014