Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto Produção capitalista na Amazônia é tema do II ENECON UFOPA

Produção capitalista na Amazônia é tema do II ENECON UFOPA

David Carvalho lançou obra em 4 volumes - Foto: Carlos Joseph, 21/8/2014

Foi realizada na última quinta-feira (21), no auditório do Campus Tapajós, a abertura do II Encontro de Economia da UFOPA (Enecon). Na ocasião houve uma palestra do economista David Carvalho, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O economista explanou sobre a produção capitalista na Amazônia e fez uma interligação entre os diversos ciclos com o atual momento econômico da região.“A Amazônia é uma região muito importante no cenário econômico mundial e precisamos compreender claramente qual o seu papel neste contexto”, explica David.

Após a palestra houve o lançamento do livro Macroeconomia monetária e financeira da produção capitalista, também de autoria de David Carvalho. A obra, dividida em quatro volumes, trata da economia monetária e financeira da produção capitalista atual. “Esse é um livro de fronteira na ciência econômica, fruto de uma pesquisa que durou seis anos”, esclarece o economista.

O ENECON é um evento organizado pelo Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional da UFOPA. O objetivo é promover debates relevantes no mês em que se comemora o dia do economista. O tema deste ano é A Produção Capitalista na Amazônia. A gente pretende discutir quais são as atividades produtivas dentro deste espaço geográfico tão diversificado que é a Amazônia” explica a Profa. Zilda Santos, integrante da comissão organizadora do ENECON.

O II ENECON UFOPA seguiu até a sexta-feira com exposição de pesquisas e uma palestra com o professor da UFPA André Cutrim Carvalho, que tratou sobre a expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento florestal na Amazônia Paraense.

Carlos Eduardo Joseph – Comunicação/UFOPA

22/8/2014