Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto PROGES e DCE comemoram Dia do Estudante

PROGES e DCE comemoram Dia do Estudante

Foto: Milly Pontes, 11/8/2014

Para lembrar o Dia do Estudante, comemorado neste 11 de agosto, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOPA, por meio de sua Diretoria de Cultura, e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) organizaram uma mostra de projetos, jogos, sorteio de livros, palestra e debates no Câmpus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), evento que reuniu estudantes de diversos cursos durante toda a manhã desta segunda-feira.

Com o tema “Começar... e Recomeçar: eis a questão”, a palestra proferida pelo Prof. Dr. Hergos Ritor Fróes de Couto contou, inicialmente, com 120 inscritos online. Ele trouxe aos estudantes um pouco da sua experiência como jogador de futebol em grandes clubes brasileiros e o seu recomeço como professor universitário, em Santarém. “Não estou aqui apenas para falar da minha trajetória, mas para relatar um pouco da minha experiência de vida, quem sabe alguém se identifica com essa história”, afirmou durante a exposição. No total 440 estudantes compareceram para participar das atividades. Também participaram da comissão organizadora os integrantes do DCE Ana Karolina e Samuel Oliveira.

“Convidamos o professor Hergos para falar sobre sua experiência porque queremos incentivar os estudantes a superar dificuldades, a não desistir diante do primeiro obstáculo, porque desistir é fácil, o difícil é continuar tentando até a vitória”, afirmou César Lima, do DCE, o qual está à frente da organização do evento. O otimismo faz parte da rotina desse estudante. O carro que ajudava na organização parou de funcionar por causa de problemas mecânicos e teve de ser substituído. “Temos que superar isso também”, concluiu César. Ana Beatriz Mota engrossa o time dos 40 voluntários inscritos para ajudar na organização. “Já trabalhei nessa área de eventos, estou aqui para colaborar os meus colegas”.

Durante a mostra os estudantes puderam conhecer pelo menos 20 projetos da Universidade que estão em funcionamento nos três câmpus da instituição. Entre eles, o PIBID, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC). O projeto Mídias Eletrônicas trouxe para a mostra uma impressora 3D, que chamou a atenção de quem passava por lá. “Estou impressionada”, exclamou Daiane Cardoso, estudante do curso de Agronomia. “Nunca tinha visto algo semelhante”. Cursando o 3º semestre do curso de Engenharia Física (Instituto de Engenharia e Geociências – IEG), Henrique Mateus também gostou da iniciativa. “É importante conhecermos o que a Universidade oferece aos alunos. Aqui, é uma boa oportunidade para isso”.

Técnicos da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) estiveram na mostra distribuindo fôlders e explicando o funcionamento dos setores. “Acreditamos que os estudantes precisam conhecer de perto esses dois serviços ofertados pela UFOPA”, afirmou o ouvidor-geral, Ayrton Pereira dos Santos. Pró-reitorias, centros e institutos também foram convidados para expor suas atividades. Ao final da mostra, os estudantes participaram de um café da manhã ofertado pelo Diretório Central dos Estudantes.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

11/8/2014

(Editado em 14/8/2014.)

Demonstração de impressora 3D - Foto: Milly Pontes.

Instalação de softwares - Foto: Milly Pontes.