Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto UFOPA e UFRJ apresentam resultados da Agenda Cidadã ao Ministro da Educação

UFOPA e UFRJ apresentam resultados da Agenda Cidadã ao Ministro da Educação

Foto: Diego Rocha (MEC)

Professores da UFOPA e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentaram ao Ministro da Educação, Henrique Paim, os principais resultados do projeto Agenda Cidadã, que é desenvolvido pelas duas universidades federais com o objetivo de traçar o perfil e as prioridades de escolas e comunidades dos estados do Pará e do Rio de Janeiro.

A reunião aconteceu na última terça-feira, 5 de agosto, em Brasília (DF), e contou com a participação do secretário de Educação Superior (Sesu), Paulo Speller; da secretária Nacional da Educação Básica, Maria Beatriz Luce; e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Weliton Caputo.

Durante o encontro, a UFOPA foi representada pelos professores Dr. Victor Moutinho, vice-coordenador geral da Agenda Cidadã, e Dra. Iracenir dos Santos, coordenadora metodológica do projeto na UFOPA. Também participaram do encontro os professores da UFRJ, José Luiz Santana, coordenador geral da Agenda Cidadã, e Josilda Moura, coordenadora metodológica do projeto na UFRJ.

Após a apresentação dos principais resultados da Agenda Cidadã, os professores propuseram ao MEC a continuidade do projeto – que finalizará a atual fase de atividades no início do próximo ano – e sua expansão para todos os municípios paraenses. Os coordenadores também propuseram a expansão do projeto para áreas de conflito e de desastres naturais situadas nos estados do Pará e do Rio de Janeiro. As propostas foram aceitas pelo ministro da Educação, que se comprometeu a dar todo o apoio à iniciativa.

Agenda Cidadã – Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o projeto de pesquisa Agenda Cidadã é realizado no Oeste do Pará pela UFOPA. A iniciativa já teve a participação de diversas unidades acadêmicas da universidade, como o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e o Instituto de Ciências da Educação (ICED), além da participação de professores do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

O projeto, que conta com o apoio direto do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), busca envolver professores e alunos da educação básica da rede pública de ensino em diagnósticos socioambientais, com o objetivo de levantar a estrutura da comunidade e das escolas na região.

No Pará, a Agenda Cidadã conta com a participação de professores e alunos da UFOPA, que realizaram um amplo diagnóstico socioambiental em 22 municípios do Oeste do estado. Cerca de 700 professores-cursistas da UFOPA, oriundos do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), também participaram da pesquisa realizada pelo projeto. “Traçamos o perfil de várias comunidades e de mais de 300 escolas públicas situadas nesses municípios. Esperamos que essas informações contribuam para a definição de políticas públicas, voltadas, principalmente, para a educação e o meio ambiente”, afirma Iracenir dos Santos.

Segundo os professores da UFOPA, até setembro deste ano, uma nova reunião será marcada com os secretários nacionais de educação e com os reitores da UFOPA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), visando discutir a adesão de outras universidades públicas ao projeto. “Neste momento, queremos expandir as ações do Projeto Agenda Cidadã para todo o Estado do Pará. Daí a importância de se conseguir novas parcerias, inclusive com as prefeituras e as Secretarias de Estado”, explica Victor Moutinho.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

8/8/2014