Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Agosto UFOPA tem cursos de Farmácia e Geografia reconhecidos pelo MEC

UFOPA tem cursos de Farmácia e Geografia reconhecidos pelo MEC

O curso de Farmácia (Bacharelado) e o de Geografia (Licenciatura) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria 441 de 31 de julho de 2014. Além destes dois, outros seis cursos da UFOPA também já receberam visitas técnicas para obter o reconhecimento: Agronomia, Arqueologia, Ciências Econômicas, Direito, Pedagogia (Parfor) e Zootecnia. A reitora da UFOPA, Prof. Dra. Raimunda Monteiro, destaca a importância desse reconhecimento para o processo de consolidação institucional: “A UFOPA foi criada num momento de profundas reflexões sobre o sistema de ensino superior no Brasil, tanto na questão que se refere ao processo de ampliação do número de vagas, da interiorização das universidades e também de reformas curriculares. Esse reconhecimento indica que a opção curricular da universidade está sintonizada com essas novas tendências, que permitem uma formação mais interdisciplinar”.

Na escala de 1 a 5, o curso de Farmácia recebeu conceito 4 e o de Geografia foi reconhecido com o conceito 3. O curso de Farmácia deixa de fazer parte do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e passa a ser vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (ISCO).

RECONHECIMENTO – O reconhecimento se dá por meio de um criterioso processo de avaliação, sob a responsabilidade da Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres/MEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e sob a coordenação e supervisão da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Este processo de avaliação considera as condições de oferta dos cursos, organizadas em três dimensões: organização didático-pedagógica do curso; perfil do corpo docente, que inclui qualificação, regime de trabalho e produção didático-científica; e infraestrutura. O curso de Farmácia conta com 29 professores, dos quais 89% possuem título de doutor. Dos 11 docentes do curso de Geografia, dois são doutores, o que representa percentual de 19% do corpo docente. Destaca-se, ainda, que 100% dos docentes dos dois cursos têm pós-graduação stricto sensu, ou seja, não há, nos respectivos quadros, professores com titulação de especialista. “Na dimensão Organização Didático-Pedagógica, o curso de Farmácia foi avaliado com conceito 3,9 em uma escala de 1 a 5, sendo este um válido indicador sobre a organização didático-pedagógica do curso e da própria instituição”, comenta a diretora de Avaliação e Informações Institucionais, Lílian Aquino Oliveira.

COMISSÕES Até outubro deste ano, a Universidade receberá 21 comissões de avaliação de cursos, com o objetivo de obter o reconhecimento deles. “Até agora, todos os nossos cursos que receberam comissões alcançaram conceitos “suficiente” ou “muito bom”, que são os mínimos exigidos para obter o reconhecimento. Isso significa que estamos no caminho certo”, diz Lílian Aquino Oliveira.

A diretora informou ainda que receber essas comissões faz parte do processo sistemático de avaliação periódica para qualificação contínua do ensino superior, de acordo com o que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). "Em processos de reconhecimento, receber conceito 3 e 4 é significativo, indica que há algo a ser melhorado, mas estamos ofertando aos alunos ensino de qualidade", completou.

O reconhecimento indica, entre outros aspectos, que a partir de agora a UFOPA estará habilitada a emitir diplomas aos alunos que integralizarem a carga horária dos cursos. “Alcançamos esse reconhecimento quatro anos depois da nossa criação, e às vésperas de formamos as primeiras turmas. Isso é só o começo do nosso processo de consolidação do ensino. Já que estamos num momento de avaliação do nosso modelo acadêmico, esse reconhecimento vai iluminar as nossas discussões”, comemorou a reitora Raimunda Monteiro.

Confira a Portaria nº 441-Seres/MEC de 31/7/2014.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

7/8/2014