Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Alunos de escolas públicas participam de Feira de Integração do PIBID

Alunos de escolas públicas participam de Feira de Integração do PIBID

Alunos utilizam computadores "zuquinhas" - Foto: Maria Lúcia Morais.

Mais de mil alunos da rede pública de ensino de Santarém visitaram a II Feira de Integração do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFOPA, realizada terça-feira, 16 de dezembro de 2014, no Auditório do Câmpus Amazônia, em Santarém (PA). Eles puderam conhecer de perto diversos experimentos científicos e participaram de várias atividades lúdico-pedagógicas realizadas pelos bolsistas do PIBID.

Aberto ao público, o evento teve como objetivo apresentar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos licenciandos da UFOPA em 15 escolas públicas de Santarém ao longo deste ano. “É uma feira de conhecimento, de ciência, onde os alunos-bolsistas da UFOPA, juntamente com os estudantes das escolas envolvidas, são os expositores da Feira”, explica a professora Aldenize Xavier, coordenadora da área de Gestão do PIDIB/UFOPA. “É uma grande culminância das atividades ocorridas este ano, onde as escolas envolvidas com o programa também participam com atividades culturais e trazendo os alunos para nos visitar”.

Segundo Aldenize Xavier, o PIBID da UFOPA conta atualmente com 180 alunos-bolsistas, todos licenciandos do Instituto de Ciências da Educação (ICED), que participam de dez subprojetos nas áreas de Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Física, Letras (Português), Letras (Inglês), Pedagogia e Informática Educacional. O Programa conta ainda com 23 professores supervisores da instituição, que acompanham o desenvolvimento das atividades nas escolas parceiras. “Nas escolas públicas também temos mais 33 professores-bolsistas”, informa a coordenadora.

Zuquinhas - “O nosso projeto consiste em um Clube de Matemática, no qual promovemos diversas atividades lúdicas para o ensino desta disciplina”, explica Lissa Portela, bolsista do PIBID de Matemática. Segundo a discente da UFOPA, em 2014 o projeto foi desenvolvido nas escolas Pedro Álvares Cabral e Madre Imaculada para alunos do ensino fundamental. “Aqui na Feira estamos expondo materiais produzidos pelo próprio Laboratório de Matemática, destinados ao ensino de frações, geometria. Também temos atividades que auxiliam os alunos nas operações básicas e desenvolvem o raciocínio lógico, como a torre de Hanói e o xadrez”.

Trabalhamos com os 'zuquinhas', que são a sigla do projeto 'Um computador por aluno', do MEC”, conta Dijelma Brito, bolsista do Subprojeto de Informática Educacional. “Trazemos os alunos para a sala de informática e, dentro daquilo que os professores estão ensinando, colaboramos com a ajuda dos computadores”, explica. O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Irmã Leódega, situada no bairro do Uruará. “Eles gostam muito”, afirma enfática a bolsista, quando questionada sobre a receptividade do projeto na escola.

Outra iniciativa que vem mudando a rotina dos estudantes é o projeto PIBID História, desenvolvido nas escolas Rio Tapajós, Rotary e Princesa Isabel. “O projeto trabalha com a História local, por meio da produção de jornais”, explica Adailton Costa, bolsista do projeto. “É uma forma da fazermos com que os alunos percebam que o local onde eles moram possui uma história. Com isso promovemos tanto a pesquisa histórica do aluno como a sua capacidade de escrita, pois são eles que escrevem as matérias dos jornais, que nós supervisionamos e orientamos”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

16/12/2014