Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Clube de Ciências da UFOPA realiza 5ª Mostra Científica

Clube de Ciências da UFOPA realiza 5ª Mostra Científica

Prof. Aquino faz explanação na abertura do evento - Foto: Lenne Santos.

Com o tema “Ciências Exatas e Naturais na Educação Básica: possibilidades de ensinar e aprender através da pesquisa”, foi aberta na última terça-feira, 2, a 5ª Mostra do Clube de Ciências do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC).

Na mesa de abertura, ocorrida no Câmpus Rondon da UFOPA, os professores José Aquino (ICED) e Décio Pena (CFI) explanaram a estudantes, pais e professores da educação básica as possibilidades de pesquisa nas séries iniciais de estudo. Reconhecidamente curioso desde criança, o professor Aquino lembrou o incentivo que recebeu dos pais para iniciar suas experimentações: “Brincava de pesquisador com os brinquedos que ganhava de meus pais. Isso foi muito importante para definir minha carreira como pesquisador e professor”. Aquino reforçou a importância da “experimentação” em sala de aula desde as séries iniciais.

“As boas pesquisas partem do que é conhecido e chegam até ao desconhecido”. Esta foi a frase que o professor Décio utilizou para reconhecer a importância do pesquisador e da experimentação. “É possível pesquisar na educação básica desde que se repense o conceito tradicional de pesquisa. O Clube de Ciências é um campo experimental”.

Professor da Rede Estadual de Ensino em Oriximiná, o biólogo Douglas Farley, 39, orgulha-se de ter sido monitor do Clube de Ciências no período de 1994 a 1998, enquanto foi aluno da então Universidade Federal do Pará (UFPA/Santarém). “Hoje, meus métodos de trabalho são baseados no aprendizado que tive aqui. Continuo realizando pesquisas e experimentos com meus alunos”.

Juan Imbirida Branches, 18, cursa o ensino médio na escola Madre Imaculada. Integrante do Clube de Ciências, desenvolveu ao longo deste ano, com o apoio dos professores, pesquisa com o título “Soro antiofídico: do veneno ao antídoto”. “Aqui no Clube de Ciências, os professores me deram a liberdade que eu precisava para aumentar ainda mais a minha curiosidade para as descobertas. Na escola, às vezes, não temos essa liberdade”. E acrescentou: “A experiência no Clube de Ciências é diferente do contexto escolar”.

Sobre o Clube de Ciências – Criado há 25 anos, é uma das principais atividades desenvolvidas pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (ICED). Mantém atividades de iniciação científica para estudantes do ensino fundamental e médio e também iniciação à docência orientada para estudantes de licenciatura.

A 5a Mostra Científica é uma oportunidade de divulgar os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano. A ideia é também “levantar discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática”.

Lenne Santos – Comunica/UFOPA

9/12/2014