Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Curso de Gestão Cultural é lançado na UFOPA

Curso de Gestão Cultural é lançado na UFOPA

Foto: Luena Barros

O Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), foi lançado no dia 19 de dezembro no Auditório Wilson Fonseca, com a presença de secretários de cultura e agentes culturais da região do oeste do Pará. A publicação do edital de seleção será em janeiro e o início das aulas em março de 2015.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a reitora, Raimunda Monteiro; a coordenadora geral do curso e diretora de Comunidade e Cultura, Deize Carneiro; o coordenador do curso e pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Thiago Vieira; e o secretário de Cultura de Santarém, Nato Aguiar.

O objetivo é capacitar gestores públicos, técnicos e conselheiros municipais de cultura, bem como agentes culturais dos vinte municípios que fazem parte da área de abrangência da UFOPA. No total, serão 45 vagas ofertadas: duas para cada município e cinco para movimentos indígenas e quilombolas. Todos os participantes receberão ajuda de custo para estadia e transporte durante o curso.

Para participar, os municípios devem aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas nesta área. A adesão ao Sistema e a participação no curso de extensão permitirão o acesso aos benefícios do Plano Nacional de Cultura (PNC), válido até 2020.

“Este é o projeto que lança uma semente mobilizadora junto às prefeituras para fortalecer as políticas municipais de cultura que já são desenvolvidas e, inclusive, permitir o acesso aos instrumentos de financiamento de cultura existentes no Sistema Nacional, para multiplicar esses recursos nos municípios através de projetos”, declarou Raimunda Monteiro.

Para o secretário de cultura de Santarém, “a UFOPA se torna uma grande aliada para a região porque nós temos uma situação histórica que às vezes impossibilita que alguns municípios estejam integrados”.

Aulas – Serão ministrados cinco módulos com duração de uma semana cada, uma vez ao mês, na sede da UFOPA em Santarém, totalizando 120 horas de curso. O programa é dividido em três eixos temáticos: Políticas Públicas e Cultura; Cultura, Diversidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Planejamento e Gestão Pública da Cultura. Além de disciplinas ministradas por professores da UFOPA e de universidades parceiras, mestres de cultura e profissionais autônomos, os alunos participarão de palestras com representantes do MinC, que também serão abertas à sociedade em geral.

Como resultado, serão elaborados os diagnósticos da realidade cultural de cada município, um passo fundamental para aderir ao Plano de Cultura Nacional. “A diversidade vai ser muito valorizada e vamos dar ênfase também ao financiamento da cultura, porque pensamos que ela deve também acelerar o desenvolvimento econômico”, afirmou Thiago Vieira.

Luena Barros - Comunicação/UFOPA

22/12/2014