Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Cursos de nheengatu e munduruku serão ofertados em janeiro

Cursos de nheengatu e munduruku serão ofertados em janeiro

Foto: Carlos Eduardo Joseph

O Grupo Consciência Indígena (GCI) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estão com inscrições abertas para os cursos de nheengatu (língua geral amazônica) e de munduruku, a ser realizados em janeiro de 2015. Para cada uma das línguas, haverá uma turma de nível básico e uma de avançado. O objetivo é que os participantes aprendam a ler, escrever e falar nessas línguas.

Os cursos têm duração total de 360 horas e são divididos em duas etapas de 180 horas cada, com aulas práticas e em sala. Ao final, serão emitidos certificados pelo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA/UFOPA).

O curso de nheengatu será ministrado pelo professor Agripino Nogueira Neto, de Barcelos (AM), com assessoria do mestrando em Letras da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Neto, tendo em vista a elaboração de um livro didático da língua para ser usado nas escolas indígenas do Baixo Tapajós; o de munduruku, pelos estudantes indígenas Mayke Krixi e Jair Boro, da etnia munduruku, oriundos de aldeias do Alto Tapajós, em Jacareacanga (PA).

Os cursos são voltados para professores indígenas e não-indígenas que atuam ou pretendem atuar em escolas indígenas na região, mas qualquer interessado pode se inscrever.

Inscrições – Aqueles que participaram da primeira edição, em julho de 2014, já estão automaticamente inscritos. Já os iniciantes podem fazer a pré-inscrição por e-mail (florencioalmeidavaz@gmail.com ou maikevieira@hotmail.com) ou pelos telefones (93) 99184-4900, 99136-2424, 99162-5341. As inscrições serão efetivadas no primeiro dia de curso. Todos, iniciantes e concluintes, devem realizar o pagamento no valor de R$ 30,00.

Aulas – As aulas iniciam-se no dia 5 de janeiro de 2015 e serão ministradas no Centro Indígena Maira, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá, nº 3180, no bairro da Esperança, a poucos metros do Seminário São Pio X. Confira os horários das turmas:

Nheengatu

Turma iniciante (nível básico): de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h

Turma concluinte (nível avançado): de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.

Munduruku

Turma iniciante (nível básico): de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h