Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Fórum discute interdisciplinaridade do ensino no Brasil

Fórum discute interdisciplinaridade do ensino no Brasil

Fórum discute interdisciplinaridade do ensino no Brasil

Foto: Talita Baena.

Refletir a experiência e os desafios da interdisciplinaridade. Este foi o objetivo do I Fórum de Interdisciplinaridade da UFOPA, realizado nesta quarta-feira, 17, no auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) e Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo, o Fórum contou com a presença de estudantes e professores da Universidade.

A reitora Raimunda Monteiro, a pró-reitora Profa. Dra. Maria de Fátima Lima (PROEN), o pró-reitor Prof. Dr. Sérgio Melo (PROPPIT) e a tutora do grupo PET, Profa. Dra. Iracenir Santos, participaram da mesa de abertura do evento.

A Profa. Rosana Maneschy, da Universidade Federal do Pará, uma das organizadoras do relatório-síntese do III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras – Resultados e Desafios, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), abriu a série de palestras sobre a questão da interdisciplinaridade no Brasil.

Indo além da visão simplista, Rosa Maneschy esclareceu que a ideia de trabalhar de forma interdisciplinar não é apenas uma demanda do mercado. “A ideia de trabalhar de forma interdisciplinar é de como a gente pensa em resolver problemas complexos que a sociedade apresenta. Vivemos um momento de muita reflexão sobre as mudanças climáticas globais, sobre situações de grandes empreendimentos na Amazônia, então como se trabalham essas questões? Da forma disciplinar como nós fomos treinados a trabalhar? E essa também foi a minha formação, não é possível eu dar conta com a minha disciplina; as ciências agrárias, por si sós, que são a minha disciplina, não conseguem responder a todas essas demandas”, argumenta.

A professora e pesquisadora enfatiza que é real a busca por inovação nas universidades brasileiras. “As universidades brasileiras têm trabalho num processo de renovação, buscando inovar em práticas de ensino, de pesquisa e de extensão, e a UFOPA está indo neste caminho, que é uma diretriz nacional, colocada pelo MEC e pela Capes, para melhorar a qualidade do ensino no Brasil e aproximar esse ensino do que já é praticado na Europa e nas Américas”, comenta.

Ainda pela manhã, os marcos dos bacharelados interdisciplinares no país foram apresentados pelo Prof. Dr. José Aquino.

Ampliando a discussão

Na avaliação da tutora do PET Comunidades do Campo, Profa. Iracenir Santos, a discussão a respeito da interdisciplinaridade vem ocorrendo em vários setores da Universidade, mas o debate entre os estudantes ainda é reduzido. “Os estudantes do PET idealizaram esse debate, e nós queremos estimular. E como a ideia partiu dos estudantes, isso mostra que eles estão ansiosos por esse debate, eles querem contribuir com isso. E esse evento é um passo inicial”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

17/12/2014

 

Rosa Maneschy - Foto: Talita Baena, 17/12/2014.