Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Professor de Filosofia da UFOPA lança livro sobre Informação

Professor de Filosofia da UFOPA lança livro sobre Informação

A partir do paradigma casual e informacional, autor relaciona informação à ação e informação como mercadoria

Gilberto César Lopes Rodrigues, professor licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Câmpus de Marília, e mestre em Filosofia pela mesma instituição, lançou o livro In-form-ação: do paradigma casual ao paradigma informacional na explicação da ação.

O livro é resultado da pesquisa produzida durante o mestrado do autor. A obra, de acordo com a sinopse, “procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da natureza da informação, mais precisamente do seu conteúdo ontológico”.

Nessa reflexão, o autor discutiu “a informação” a partir de algumas abordagens conceituais, como a da Teoria Matemática da Comunicação, as de Dretske e Juarrero e a implícita no pragmaticismo exposto por Peirce.

Dentre as questões abordadas pelo autor estão a ideia de que informação e ação estão relacionadas, pois aquela é utilizada como suporte conceitual para perspectivas explicativas da ação; e também a de que, no atual sistema de produção capitalista, informação adquire um novo caráter - tornou-se mercadoria de elevado valor político, social e econômico.

Publicado pela editora Unesp, o livro está disponível aqui para download gratuito.

Sobre o autor

Atualmente Gilberto César Lopes Rodrigues é professor efetivo do programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), com projeto de pesquisa sobre educação escolar indígena e pedagogia histórico-crítica.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

10/12/2014