Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA abre inscrições do Processo Seletivo Especial 2015: Indígena e Quilombola

UFOPA abre inscrições do Processo Seletivo Especial 2015: Indígena e Quilombola

Foto: Talita Baena.

A seleção é destinada a candidatos indígenas e quilombolas

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2015, destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas para o provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). No total, a Universidade ofertará 65 vagas para candidatos indígenas e 65 vagas para candidatos quilombolas. Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 20 de janeiro de 2015, no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/pse2015/public.

Para homologar a inscrição, o candidato deve entregar sua documentação nos câmpus da UFOPA, até o dia 20 de janeiro de 2015, inclusive a declaração de autorreconhecimento e a declaração de pertencimento, emitida e assinada por autoridade indígena ou quilombola, a depender do caso.

A divulgação das inscrições homologadas acontecerá no dia 23 de janeiro de 2015. Já o Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível, no endereço eletrônico do PSE 2015, para impressão a partir do dia 24 de janeiro de 2015.

Os candidatos que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) não poderão concorrer às vagas destinadas ao PSE.

Mais informações sobre o PSE 2015 na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), situada no Câmpus Amazônia, em Santarém (PA), pelo telefone (93) 2101-6756(93) 2101-6756 ou pelo e-mail pse2015ufopa@gmail.com.

Indígenas – O Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) da UFOPA dar-se-á em duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consiste de prova de leitura e de interpretação de textos a ser realizada no dia 31 de janeiro de 2015, das 8 às 12 horas, nos municípios de Jacareacanga, Oriximiná e Santarém. A segunda consistirá de entrevista e análise do histórico escolar do ensino médio dos candidatos não eliminados na primeira fase.

Confira o Edital do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI/UFOPA 2015).

Quilombolas – Já o Processo Seletivo Especial Quilombola (PESQ) será realizado nos municípios de Oriximiná, Óbidos e Santarém no dia 31 de janeiro de 2015, de 8h às 12h. A seleção de candidatos quilombolas será através de prova de leitura e interpretação de textos, com cinco questões sobre temas atuais da problemática regional, valendo dez pontos no total. O resultado será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2015 no sítio da UFOPA.

Confira o Edital do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ/UFOPA 2015).

Luena Barros e Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

18/12/2014