Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA firma acordo de cooperação com INEA

UFOPA firma acordo de cooperação com INEA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) assinou acordo de cooperação técnica com o Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (INEA), com duração de cinco anos, para fomentar atividades em benefício das comunidades amazônicas. A UFOPA será responsável por dar apoio técnico no desenvolvimento de tecnologias e processos sustentáveis para geração de renda nas comunidades.

Atualmente, o INEA atende às comunidades do Projeto de Assentamento Cristalino, do Projeto de Assentamento São Mateus e do Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós. Os projetos desenvolvidos buscam alternativas para o aproveitamento de espécies medicinais e aromáticas para a promoção da saúde familiar, o aproveitamento de resíduos florestais para a produção de móveis e artefatos em madeira e a aplicação do design na produção de pequenos artesãos.

De acordo com o chefe de gabinete da Reitoria, João Ricardo Gama, o acordo formaliza uma relação que existe desde quando se tinha a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Destaca que, além de fomentar os projetos dentro da UFOPA, permitirá que os estudantes conheçam outras realidades: “O nosso principal objetivo nessa cooperação, além de desenvolver tecnologia e ajudar na promoção das atividades envolvidas pelos institutos na universidade, é envolver os alunos para que tenham contato com a realidade das comunidades, o que é importante para a formação profissional deles”.

INEA – Para a coordenadora do INEA, Rosenildes Guimarães, a parceria fortalece ainda mais as atividades: “A universidade tem essa responsabilidade de gerar tecnologia e aplicar o conhecimento. O nosso papel, junto à universidade, vai ser fomentar essas ações de uma forma mais real, mais verdadeira”.

A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003, com sede em Santarém, com a missão de integrar ações interdisciplinares que viabilizem a sustentação econômica, social e ambiental de populações amazônicas.

Comunicação/UFOPA

9/12/2014