Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA promove 1ª Semana de Engenharia de Pesca

UFOPA promove 1ª Semana de Engenharia de Pesca

Pronunciamento da reitora Raimunda Monteiro na abertura da Semana de Engenharia de Pesca. Foto: Maria Lúcia Morais.

A 1ª Semana de Engenharia de Pesca da UFOPA já começou. A solenidade de abertura aconteceu na noite do último domingo, 14 de dezembro de 2014, data em que se comemora o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca. Nesta segunda, 15, o dia foi dedicado à realização de minicursos. Com o tema “A contribuição da Engenharia de Pesca para o Desenvolvimento do Oeste do Pará”, o evento prossegue até quarta-feira, 17, com mesas-redondas, palestras e apresentação de trabalhos de alunos de iniciação científica e de extensão, no Câmpus Tapajós, em Santarém (PA).

Estamos em uma das regiões mais estratégicas e beneficiárias do mundo, a grande bacia Amazônica, que nos beneficia com uma malha hídrica das mais importantes do planeta. E, no entanto, só agora é que estamos formando profissionais para atuar nesta economia, que é uma das mais promissoras do país”, afirmou a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, durante a solenidade de abertura. “O profissional da UFOPA não está sendo formado apenas para dar assistência técnica ou para trabalhar na captura das espécies de água doce. Ele também está sendo preparado para fazer pesquisa, manejo de ecossistemas pesqueiros e para se tornar um futuro professor da área”.

Também participaram da solenidade: Geraldo Bernardino, secretário de Pesca e Aquicultura do Amazonas; Lauriano Neto da Silva, diretor da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Pará; Roberto Mafra, presidente da Cooperativa dos Piscicultores do Tapajós; Keid Nolan Silva Sousa, diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA); e Eliseu Augusto de Brito, presidente da Federação das Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil, que ministrou a palestra de abertura.

Semana - Promovido pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), a Semana de Engenharia de Pesca tem por objetivo discutir aspectos relacionados à pesca, aquicultura, exercício e desenvolvimento profissional dos futuros engenheiros de pesca da UFOPA. “O objetivo principal é começar a discutir, junto com as autoridades da área, representantes institucionais, os docentes e discentes do curso, a forma com que temos que trabalhar o profissional de Engenharia de Pesca, para que ele possa colaborar no desenvolvimento regional do Oeste do Pará, em termos de pesca e aquicultura”, explica o professor Charles Hanry Farias Júnior, coordenador do Curso de Engenharia de Pesca da UFOPA.

Segundo Charles Hanry, os alunos do curso estão muito motivados em participar do evento, pois é o primeiro destinado especificamente às turmas de Engenharia de Pesca da UFOPA, que atualmente congregam mais de 120 alunos de graduação. “Temos em torno de cem pessoas inscritas nos sete minicursos que estamos ofertando, além de noventa pessoas que vão participar de toda a programação da Semana, que são as mesas-redondas, as palestras e os debates”.

Para Anna Paula Scherer, aluna da turma de 2011, a Semana tem uma importância muito grande para a formação dos discentes. “Além da nossa área, o evento tem abrangência sobre outras áreas da própria instituição. Com isso, começamos a fortalecer as bases dos futuros profissionais, trazendo novas perspectivas para eles e para a sociedade, que acabam tendo um conhecimento a mais sobre a Engenharia de Pesca e áreas afins a esta, para a formação econômica da região Oeste do Pará”.

Confira a programação da 1ª Semana de Engenharia de Pesca da UFOPA.

Aqui mais fotos do evento.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

15/12/2014