Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará debate desafio educacional no País

Foto: Albanira Coelho, Comunicação/UFOPA

A busca por novos conhecimentos e a oportunidade de levá-los como bagagem para a cidade onde atuam na área da educação estão entre os motivos que trouxeram, do município de Itaituba, um grupo de seis pessoas para o V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, em Santarém. A mesma finalidade motivou profissionais de Alenquer e Oriximiná a prestigiarem a programação, que segue até nesta sexta-feira, 5.

Maria Ribeiro Gonçalves, diretora de escola municipal em Itaituba, destacou a riqueza de informações que conseguiu absorver durante a conferência de abertura do evento. “Estou tendo a oportunidade de compreender a relação da educação em si e conhecer o funcionamento do Plano Nacional de Educação. Ao final, com certeza, vamos levar o que de melhor podemos implementar em nosso município”.

O tema “Plano Nacional de Educação e os Fóruns Estaduais de Educação: Principais Desafios” foi ministrado pela Profa. Dra. Márcia Ângela Aguiar, na manhã desta quinta-feira, 4. “Será um desafio chegar à concretização do plano, que nos dá as diretrizes nacionais da educação e que irá permitir a viabilidade desse acesso ao conhecimento de qualidade. Mais ainda será entender, dentro desse cenário, como funcionará esse relacionamento de divisões do financiamento entre estado e município. Na prática, as políticas públicas são repassadas de um jeito e na execução acabam tendo uma realidade diferente”.

O evento reúne pesquisadores, docentes de educação superior, professores, diretores de instituições escolares, dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais. A promoção é da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), com o apoio da UFOPA. Com o tema “Políticas Educacionais: Repercussões, Gestão e Práticas Pedagógicas”, o encontro segue até as 18h30 desta sexta-feira, 5, com encerramento no Câmpus Rondon, da UFOPA.

Confira aqui a programação do encontro.

Albanira Coelho – Comunicação/UFOPA

4/12/2014

Profa. Dra. Márcia Ângela Aguiar - Fotos: Albanira Coelho.