Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Fevereiro Auxílio Parfor: reitora faz balanço e esclarece critérios do edital

Auxílio Parfor: reitora faz balanço e esclarece critérios do edital

Auxílio Parfor: reitora faz balanço e esclarece critérios do edital

Reitora reuniu-se com alunos do Parfor/Ufopa - 21/2/2014 - Foto: Talita Baena

A reitora Raimunda Monteiro reuniu-se nos dias 21 e 22 com os professores-cursistas do Parfor/UFOPA do município de Santarém (PA), no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon. O objetivo principal da reunião foi apresentar um balanço da organização acadêmica do Parfor e também apresentar esclarecimentos acerca do edital sobre auxílio financeiro, lançado ano passado, e que os recursos são oriundos do custeio do próprio Parfor.

Visando atender os cursistas mais necessitados, os novos critérios para o recebimento do auxílio são: receber salário líquido de até R$700,00; morar na zona rural; e não receber outro tipo de bolsa, como a ofertada pelo Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC). Ao todo, 750 cursistas deverão receber o auxílio.

Outros pontos de melhoria para a formação dos professores também estão sendo avaliadas pela atual gestão, de acordo com a reitora. “Trazemos hoje um esforço de construção e transparência para ajustar o auxílio às regras e a critérios legais e justos. Nós estamos fazendo a mesma coisa com a bolsa permanência estudantil”, disse. Na próxima etapa do Parfor, a reitora Raimunda Monteiro continuará a avaliação do programa visitando todos os municípios onde ocorrem as aulas.

Fórum Estadual do Parfor

Durante o mês de março, a UFOPA sediará mais um encontro estadual do Parfor, no qual novas pautas de reivindicação dos professores-cursistas serão submetidas ao Fórum. “Também haverá uma reunião com os prefeitos e nessa reunião nós levaremos os esclarecimentos com relação à bolsa do Parfor, e também levaremos os ajustes dos compromissos das prefeituras para que eles possam também melhorar as suas condições de oferta nos municípios”, disse a reitora Raimunda Monteiro.

Também estiveram presentes à reunião, o vice-reitor eleito, Anselmo Colares, e os coordenadores do Parfor na UFOPA, Fátima Lima e Zair Santos.

Comunicação/UFOPA

24/2/2014