Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Fevereiro Cursistas do Parfor aprimoram práticas de ensino

Cursistas do Parfor aprimoram práticas de ensino

Mais de 325 cursistas do Parfor da UFOPA participam no último sábado, 15, de minicursos e oficinas ofertadas na Jornada do Conhecimento, evento da I Jornada de Integração do Parfor, organizada pela Pró-reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE).

Durante o evento, que encerrou uma extensa programação ocorrida em todos os 7 câmpus da UFOPA durante o mês de fevereiro, os vencedores do Campeonato Esportivo receberam das mãos da pró-reitora Lucineide Pinheiro troféus de campeão em cada modalidade esportiva.

Após a premiação, 325 cursistas do Parfor participaram de oficinas e minicursos com temáticas que abordavam desde o fazer artístico por meio da prática do artesanato até interdisciplinaridade da música.

Ensino de Ciências - A busca por novas estratégias metodológicas para a prática do ensino de ciências foi o foco principal do curso “Metodologia do Ensino de Ciências”, ministrado pela cursista do Parfor Ana Augusta Campos. “Nós organizamos um dinâmica de grupo denominada “cara-metade” que já é uma dica para a reprodução em cada comunidade onde os cursistas do Parfor atuam”, conta a facilitadora.

Ainda de acordo com Ana Augusta, no minicurso os alunos também tiveram a oportunidade de confeccionar kits para a prática do ensino de ciências. Para isso, segundo Ana Augusta Campos, a turma foi dividida em 5 equipes. Cada grupo ficou responsável pela confecção dos seguintes materiais: caleidoscópio, disco de newton, jogo de dama, amarelinha de gestão, predadores e presas, separa o lixo, e construção de um terrário. Ao final, após sorteio, cada kit foi entregue a um professor cursista. “Trabalhar na área de ciências naturais na Amazônia é muito importante, pois aqui a dinâmica é muito grande, e em alguns casos os recursos e as informações chegam atrasadas, e por isso devemos sempre buscar aprimorar as nossas práticas de ensino”, considera.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

19/2/2014