Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Fevereiro MEC e MCTI inauguram redes metropolitanas de fibra óptica no Pará. UFOPA será uma das gestoras

Foto: Ascom MCTI

A reitora Raimunda Monteiro e o Diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Dean Azevedo da Silva, representaram a UFOPA na inauguração de quatro novas redes metropolitanas de fibra óptica instaladas no interior do Pará. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Governo do Pará. O evento de inauguração ocorreu no último dia 6 no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Câmpus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

Os novos centros, instalados nos municípios de Santarém, Castanhal, Marabá e Altamira, vão permitir a ampliação de serviços de comunicação ao cidadão, troca de informações entre universidades e instituições de pesquisa e expansão do desenvolvimento científico na Amazônia. Em Santarém, a UFOPA irá gerenciar a rede, sendo “ponto de agregação”, explica o Prof. Dean Azevedo da Silva. As quatro unidades fazem parte do Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do País.

A Redecomep conectará 15 diferentes órgãos nessas quatro cidades, além da capital, Belém. A conexão será de 1 Gb/s, velocidade 1.024 vezes maior que a utilizada atualmente (1 Mb/s) pelas instituições de pesquisa. Os quatro centros estarão conectados entre si e com a Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) pelo Navegapará, programa de inclusão digital do governo do estado.

"O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, nos assegurou que a UFOPA será fortalecida nos esforços do Governo Federal de integração pelo conhecimento. Dentro de quatro meses, teremos acesso à Internet com maior velocidade e capacidade, inclusive nos futuros câmpus. O Diretor de Engenharia e Operações da RNP, Dr. Eduardo Grizendi, nos assegurou que as soluções estão em curso", declarou a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro.

Para o ministro, o desenvolvimento da ciência propicia um melhor aproveitamento da riqueza ambiental da Amazônia. “As instituições de ciência e tecnologia, as universidades e os institutos de pesquisa têm uma grande contribuição a dar. Eles poderão, através dessa rede, incluir muitos mais pensadores nesse esforço que está se desenvolvendo aqui”, disse Marco Antonio Raupp.

Também participaram da inauguração o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Pará, Claudio Ribeiro, entre outras autoridades.

Comunicação/UFOPA, com informações da Ascom da UFPA e da Ascom do MCTI

7/2/2014