Reitora da UFOPA participa da posse do diretor do Museu Goeldi
Na tarde de ontem, dia 6 de fevereiro de 2014, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, participou em Belém (PA) da cerimônia de posse da segunda gestão do linguista Nilson Gabas Junior ao cargo de diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), um dos mais importantes institutos de pesquisa da região Amazônica.
A cerimônia foi presidida pelo ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. “Recebi do ministro e do diretor do Museu Goeldi o compromisso de que teremos uma cooperação científica fortalecida para programas de pesquisa na Amazônia”, explicou Raimunda Monteiro.
“O desenvolvimento do conhecimento, da ciência, da tecnologia e melhor uso dos recursos naturais da Amazônia representa desenvolvimento para todo o país. Os principais polos econômicos do Pará, que são Belém, Marabá, Altamira, Castanhal e Santarém, já contam com universidades e institutos de pesquisa. Há vários projetos sendo desenvolvidos em parceria com o governo do estado para o desenvolvimento da Amazônia e de todo o país", afirmou o ministro na cerimônia.
Durante o evento, Marco Antonio Raupp também destacou a existência de uma rede acadêmica sólida na região amazônica, a MetroBel, em funcionamento desde 2007, interligada ao backbone (estrutura de redes de computadores que integram um amplo sistema de comunicação) nacional. A rede está sendo fortalecida por quatro universidades federais: a do Pará (UFPA), a Rural da Amazônia (UFRA), a do Oeste do Pará (UFOPA) e a do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Sobre o museu – O Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado em 1866 e se tornou um instituto federal na década de 1950. É a consolidação do primeiro projeto científico nacional de estudo da Amazônia. Para compreender a história natural, a diversidade biológica e os sistemas socioculturais da região, a instituição mantém atividades em todos os estados amazônicos.
O resultado das pesquisas é a constituição de 17 acervos bibliográficos e documentais em diversos campos – etnografia, arqueologia, linguística, zoologia, botânica, minerais, rochas, fósseis. As coleções do MPEG reúnem mais de 4,5 milhões de itens catalogados. Por ano, cerca de 600 jovens participam de programa de estágios, bolsas e pós-graduação do MPEG.
Comunicação UFOPA, com informações do MCTI e do Museu Goeldi
7/2/2014
Reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, e o diretor do MPEG, Nilson Gabas Jr.