Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Fevereiro UFOPA antecipa lista de aprovados no PSR 2014

UFOPA antecipa lista de aprovados no PSR 2014

Entrevista coletiva sobre o PSR 2014 - Foto: Luiz Mota 28/2/2014

A UFOPA divulgou nesta sexta-feira, dia 28, o resultado do Processo Seletivo Regular 2014. Este ano, 11.694 candidatos inscreveram-se nos 17 cursos ofertados pela universidade. O período de habilitação dos 885 candidatos aprovados vai de 10 a 16 de março, estando o início das aulas previsto para o dia 24 de março.

Durante coletiva de imprensa, a reitora da UFOPA, Profa. Dra. Raimunda Monteiro, declarou como satisfatório o resultado do processo de seleção deste ano, pois as vagas de todos os cursos foram preenchidas, além de anunciar novidades para o processo de 2015. “Nós consideramos o resultado do nosso processo seletivo bem sucedido, embora nós tenhamos divulgado o nosso edital bem depois de outras universidades. E uma informação interessante é que Santarém continua sendo o município de maior demanda, com 6.764 inscritos; o segundo município com maior demanda é Belém, com 720 candidatos. E entre os estados, o Pará lidera. Mas os estados da Bahia e de Minas Gerais constituem a origem de cerca de 1% dos inscritos, o que significa que a UFOPA continua sendo uma opção nacional. E a partir do ano de 2015, em que a UFOPA entrará no sistema Sisu, nós estaremos mais integrados ao sistema de seleção nacional que o Sisu apresenta”, avaliou a reitora.

Em 2014, das 885 vagas ofertadas, 443 foram reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais (Lei 12.711 de 16/8/2012). Pela primeira vez, os candidatos puderam escolher, no ato da inscrição, o curso pretendido. O curso de Direito (noturno) foi o mais concorrido, com 20,69% dos candidatos inscritos; o segundo foi Pedagogia (matutino/noturno), com 11,29% dos candidatos; o terceiro, Farmácia (integral), com 9,71% dos candidatos; o quarto curso mais concorrido foi o de Ciência da Computação (vespertino), que foi a opção de 6,02% dos candidatos. Já o Bacharelado Interdisciplinar mais concorrido foi o de Ciências Agrárias (integral) com futuro ingresso em Engenharia Florestal.

Estatística – Conforme o levantamento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFOPA, do total dos inscritos, 10.786 (92,24%) são oriundos do estado do Pará. O segundo estado com maior número de inscrições é a Bahia, com 112 candidatos (0,74%) do total. O terceiro estado com maior número de concorrentes é Minas Gerais, com 86 inscrições (0,96%). 6,06% dos candidatos são oriundos de outras unidades da federação.

Confira as listas de candidatos aprovados.

Comunicação/UFOPA

28/2/2014

Prof. Dr. Carlos Machado, pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN); Profa. Dra. Raimunda MOnteiro, reitora da UFOPA; Edson Almeida, diretor de Registro Acadêmico (DRA)