Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Animação e disputas acirradas agitam torneio esportivo do PARFOR

Animação e disputas acirradas agitam torneio esportivo do PARFOR

I Torneio de Integração do Parfor - Foto: Edvaldo Pereira

A cerimônia de premiação dos times vencedores acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2014, durante a Jornada do Conhecimento

Os professores-cursistas do PARFOR deram uma verdadeira aula de animação, força e vitalidade durante os jogos e partidas do 1º Torneio de Integração do PARFOR, evento realizado neste final de semana (1º e 2 de fevereiro de 2014), pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, com o objetivo de promover a integração acadêmica por meio das práticas esportivas.

Em Santarém, o torneio esportivo aconteceu na quadra coberta da Escola Estadual Madre Imaculada, com a realização de disputas, nas modalidades de futsal e handebol, masculino e feminino, entre os times representantes das licenciaturas integradas em Biologia e Química; Matemática e Física; Português e Inglês; e História e Geografia; além do curso de Pedagogia.

“Fizemos reuniões com os representantes das turmas do PARFOR para definir os locais, as modalidades esportivas e as formas de disputa”, explica Jonnes Santos Farias Pedroso, diretor da Comunidade, Cultura e Esporte (DCCE). “Houve uma grande aceitação por parte dos alunos, uma empolgação muito grande inclusive para organizar este evento, no qual agimos mais como facilitadores”.

Integração – “Este torneio é ótimo para quem gosta de práticas esportivas”, afirmou a professora-cursista Kelly Cristina Oliveira, da turma de Letras 2011, enquanto esperava a sua vez para encarar as adversárias do futsal. “É também uma boa oportunidade para conhecer e interagir com os colegas das outras turmas”.

Do time de Kelly Cristina, Lucilena Silva de Mendonça também aguardava ansiosa o momento de entrar na quadra. “Esta é a primeira vez que estamos com este tipo de atividade no PARFOR. É um quebra-gelo, uma grande oportunidade para conhecer os colegas”, afirma a professora, que pratica futsal com seus alunos da Escola Municipal Bela Vista, situado no município de Rurópolis.

Jornada – Promovido pela Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), por intermédio da DCCE, em parceria com a Coordenação do PARFOR na UFOPA, o torneio esportivo faz parte das atividades da 1ª Jornada de Integração do PARFOR, que está sendo realizada, simultaneamente, em todos os câmpus da UFOPA até o final de fevereiro. A próxima atividade será a Jornada do Conhecimento, que acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2014, com a realização de minicursos, oficinas e exposição de trabalhos acadêmicos, além da entrega de troféus e medalhas aos times vencedores do torneio.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

5/2/2014