Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Candidatos indígenas fazem prova de redação neste domingo, 12

Candidatos indígenas fazem prova de redação neste domingo, 12

Cerca de 300 indígenas serão submetidos à prova de redação no próximo domingo, 12, nos polos de Santarém, Oriximiná e Itaituba. Esta será mais uma etapa do Processo Seletivo Especial (PSE) 2014 da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, regido pelo Edital nº 5, de 11 de novembro de 2013, que oferta 65 vagas para seleção diferenciada, todas no câmpus de Santarém. Entre as etnias que tiveram candidatos inscritos estão: Munduruku, Wai Wai, Arapiun, Borari, Tupinambá, Maitapu, Tupaiu, Kumaruara.

Em Santarém, as provas serão realizadas no Câmpus Amazônia (Amazônia Boulevard, localizado na Av. Mendonça Furtado), no terceiro andar, salas 320, 322, 324, 326 e 328. Em Itaituba, a seleção ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Gonzaga Barros (Av. Riomar Tapajós Virgulino Lages, 856, Bairro Bom Remédio). Em Oriximiná, no Câmpus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), localizado na Rodovia PA 254, nº 257, Bairro Santíssimo).

Os candidatos devem comparecer aos locais de seleção munidos do cartão de inscrição (impresso no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/pse2014) e mais documento com foto. Os portões serão abertos às 7h da manhã, uma hora antes do início da aplicação das provas, que têm duração prevista de 3h. “Alertamos os candidatos de que não haverá possibilidade de acesso ao local das provas após o fechamento dos portões”, afirma a coordenadora do PSE 2014, professora Luciana Carvalho.

A prova de redação é eliminatória e classificatória. A próxima etapa de seleção é composta pelas entrevistas que ocorrerão no período de 3 a 7 de fevereiro de 2014, nos respectivos locais das provas escritas. O resultado final preliminar do PSE 2014 está previsto para ser divulgado no dia 20 de fevereiro. “O processo de ingresso para indígenas é diferenciado, porém o percurso acadêmico, após a entrada na universidade, é o mesmo dos alunos do processo regular”, confirma Luciana Carvalho.

No total, 396 candidatos se inscreveram no PSE 2014. Desses, 297 tiveram suas inscrições deferidas, sendo 188 em Santarém, 87 em Itaituba e 22 em Oriximiná. Cerca de 100 candidatos não alcançaram as exigências contidas no edital. Entre os documentos solicitados estão declarações de autorreconhecimento e pertencimento, além de declaração de apoio da comunidade da qual faz parte. Os candidatos podem optar pelo Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio - Funai. Aos candidatos com deficiência será garantido atendimento especial, desde que tenham feito solicitação prévia.

(Lenne Santos – Comunicação/UFOPA)

9/1/2014