Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Modelo acadêmico: institutos avaliam ajustes para edital de seleção de 2014

Modelo acadêmico: institutos avaliam ajustes para edital de seleção de 2014

Durante a semana, a reitora Raimunda Monteiro ouviu as demandas de cada instituto

Os institutos de Ciências da Sociedade (ICS), de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e de Ciências da Educação (ICED) também avaliaram as primeiras propostas de ajustes no atual modelo acadêmico da UFOPA, as quais podem ser introduzidas no edital do Processo Seletivo de 2014, com publicação prevista para o dia 23, logo após a reunião do Consun, convocada para o dia 22.

A entrada direta no curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição ao processo seletivo da universidade, diferente da entrada generalizada, é uma das principais propostas apresentadas pelo Prof. Dr. Anselmo Colares e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Carlos Machado, durante as reuniões, que ocorreram com todas as seis unidades acadêmicas da UFOPA durante esta semana.

Debates - No ICS, a reunião ocorreu na terça-feira, dia 14, e contou com presença de docentes e discentes, que expuseram suas opiniões preliminares. No dia 15, os professores do IBEF discutiram a estrutura curricular do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que atualmente é a primeira unidade acadêmica na qual o aluno ingressa na UFOPA. Na opinião de alguns docentes do instituto, há a necessidade de disciplinas no âmbito das ciências exatas, como estatística e cálculo, para a melhor formação do futuro aluno do IBEF. Os docentes e discentes do ICED, que participaram da reunião realizada na quinta-feira dia 17,  avaliaram as possibilidades de adaptação do atual modelo, tendo em vista as necessidades específicas de alguns cursos de licenciatura do instituto.

Na avaliação da reitora Raimunda Monteiro, o que está sendo positivo é a disposição dos docentes, discentes e técnicos administrativos da UFOPA em contribuir com uma avaliação de como o atual modelo acadêmico vem sendo implementado. “O debate está permitindo que, de forma organizada, apareçam os aspectos positivos e os aspectos problemáticos que todos vêm vivenciando. A nossa intenção era justamente esta – promover um debate antes do lançamento do edital de 2014 para levantar mudanças que podem ser realizadas a partir deste ano. Acredito que, ao final dos debates, estaremos subsidiados para propor mudanças e levar essas mudanças ao Consun, que irá se reunir no início da próxima semana, para decidir finalmente o conteúdo do edital”, informa.

Interdisciplinaridade – É a partir de uma visão pós-moderna de ciência que surge o conceito de interdisciplinaridade, defendido por epistemólogos como Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos. Em linhas gerais, o conceito enfatiza a necessidade de um pensamento complexo; a união e a ecologia dos saberes para o enfrentamento das incertezas do mundo da vida e do conhecimento contra uma concepção moderna da ciência caracterizada por disciplinas compartimentadas, fragmentadas, denominado por Boaventura como o pensamento abissal do conhecimento científico.

O atual modelo acadêmico da UFOPA, além de se pautar por este conceito, é fruto da política nacional do Reuni e também “de processo de internacionalização do ensino superior do Brasil voltado para a mobilidade externa”, explicou a reitora.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

17/01/2014