Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Planejamento estratégico participativo vai definir prioridades da gestão 2014-2018

Reitora Raimunda Monteiro conduz primeira reunião do Planejamento Estratégico da UFOPA

Com base no Programa de Gestão Participativa com Excelência, a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou nesta segunda-feira, 13, a primeira reunião para traçar as políticas que irão nortear o trabalho integrado de Planejamento Estratégico Participativo (PEP) das Unidades Acadêmicas e Administrativas da instituição para o período de 2014 a 2018. Desta primeira reunião participaram, além da reitora, integrantes da Administração Superior da Universidade, pró-reitores, diretores de institutos e de unidades administrativas. “A nova gestão da UFOPA teve sua posse antecipada em caráter pro tempore, mas entendemos que devemos iniciar fazendo uma avaliação da gestão anterior e planejando os próximos anos, de acordo com os princípios e propostas que nos levaram a ter a maioria dos votos durante a consulta pública. Isso significa termos o cuidado de manter o funcionamento da instituição, planejar os novos passos e implementar as mudanças de forma participativa”, esclareceu a reitora Raimunda Monteiro.

Tomando como guia o modelo dos onze passos do planejamento estratégico participativo, instrumento idealizado pela Escola de Extensão da UNICAMP para orientar os grupos de trabalho a persistirem no Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) de suas práticas, a metodologia do PEP da UFOPA é baseada em três metodologias amplamente utilizadas no contexto governamental. “A metodologia Planejamento Estratégico Situacional (PES), o método Altadir de Planejamento Popular (MAPP) e algumas interações do Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos ou Método (ZOPP), que vêm sendo amplamente utilizados por prefeituras, gabinetes de parlamentares, secretarias de estado, universidades e ONGs com muito êxito”, informou um dos coordenadores do PEP, Jorge Tribuzzi.

De acordo com a Administração Superior da UFOPA, há algumas ações que devem ser tomadas de imediato, como por exemplo, a implementação da universidade multicâmpus, com a criação de cursos regulares nos municípios onde a UFOPA já atua e a consolidação da infraestrutura do Campus Tapajós com a conclusão da obra e posterior entrega dos prédios que vão abrigar laboratórios, salas de aula e atividades administrativas dos diversos institutos. “Todas essas atividades requerem planejamento, como a realização de concurso público para docentes e técnicos”, confirma a reitora.

“Entre as ações da gestão anterior, está a implementação do estatuto (http://www.ufopa.edu.br/institucional/estatuto), que prevê, entre outras coisas, a criação de mais duas pró-reitorias: a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e a Pró-reitoria de Gestão Estudantil, que requerem, por exemplo, a contratação de servidores técnicos administrativos para implantação das mesmas”, afirma Raimunda Monteiro.

Nesta primeira reunião os gestores receberam as orientações gerais que vão servir de referência para as próximas etapas do planejamento. O próximo passo será uma nova reunião na sexta-feira, 17, às 9h da manhã. Em seguida, será elaborado o diagnóstico pelos integrantes das unidades acadêmicas e administrativas.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

15/01/2014