Reitora da UFOPA recebe alunos e entidades indígenas
A reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, recebeu nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, alunos integrantes do Diretório Acadêmico Indígena da UFOPA, que solicitaram a criação de um núcleo de acompanhamento e assessoramento acadêmico para assuntos indígenas na Universidade. A reunião contou com a participação da pró-reitora da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Lucineide Pinheiro, e de representantes do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA) e do Grupo Consciência Indígena (GCI).
Segundo a reitora da UFOPA, o Núcleo terá o objetivo de facilitar a integração dos alunos indígenas junto às unidades acadêmicas e administrativas da UFOPA. “Em fevereiro haverá uma reunião de trabalho para definir o papel e a função do Núcleo, com a participação da Funai, Diretório Acadêmico Indígena, PROCCE, PROEN e representações indígenas”, explicou.
Os alunos indígenas solicitaram ainda que, durante a avaliação do modelo acadêmico da universidade, também sejam discutidos mecanismos que garantam a concorrência apenas entre os alunos indígenas na escolha dos cursos de graduação. “Com a mudança ocorrida este ano no ingresso aos cursos da universidade, foram asseguradas 10% das vagas de cada curso de graduação para os alunos selecionados pelo Processo Seletivo Especial Indígena”, afirmou.
A reitora informou ainda que representantes do Diretório Acadêmico Indígena irão fazer parte da comissão que será instituída na universidade com a incumbência de estabelecer cronograma e metodologias de avaliação do modelo acadêmico.
Outros assuntos discutidos durante a reunião foram o acesso a bolsas de auxílio financeiro aos indígenas e a inclusão da Semana dos Povos Indígenas, que ocorre no mês de abril, no calendário acadêmico da UFOPA.
Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
29/1/2014