Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Reitora reúne-se com governador em exercício

Reitora reúne-se com governador em exercício

Reitora da UFOPA e equipe: Elaine Oliveira (IBEF), Socorro Pena (ICS), Vagner Sacco (IEG), são recebidos pelo governador em exercício Helenilson Pontes.

A reitora pro tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Monteiro, reuniu-se no fim da tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, com o governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes, que cumpriu extensa agenda em Santarém. Antes de apresentar a pauta da UFOPA, a reitora ouviu do governador Helenilson Pontes uma demanda, que para ela foi considerada “um desafio”. “O governador nos colocou o desafio de liderar os estudos de licenciamento ambiental para as áreas garimpeiras da Bacia do Tapajós. Vamos discutir com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) um termo de referência que determinará os resultados esperados para esta ação”.

Foram debatidos assuntos de interesse comum entre UFOPA e Governo do Estado, como, por exemplo, a localização do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT). “Nós pensamos um PCT mais arrojado para a futura implantação de indústrias; há um acordo entre UFOPA, Prefeitura e agora Governo do Estado para que seja um espaço mais ampliado. Para isso, teremos uma parceria muito mais intensa com essas três instituições, para então potencializar recursos e espaço para seu funcionamento. Assim, com certeza obteremos melhores resultados para esse grande empreendimento que está sendo implantado em nossa região”, argumentou Raimunda Monteiro.

Para o governador em exercício, Helenilson Pontes, isso será possível, considerando os interesses comuns entre as duas instituições. “Nós temos uma pauta comum construída durante alguns anos entre o Governo do Estado e a universidade. Mudam os personagens, mas os projetos são permanentes. Nós vamos tocar adiante o conjunto de necessidades para a região que foi discutido aqui”.

A pauta da reunião incluiu ainda assuntos ligados à conexão de Internet – UFOPA e Governo do Estado vão unir esforços para solicitar junto à Eletronorte o aumento da capacidade de conexão para a região; Instituto de Saúde Coletiva (ISCO/UFOPA) e a parceria entre instituições públicas de ensino superior que mantêm cursos na área da Saúde em Santarém. “Já temos um acordo de cooperação com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) na área da Saúde, com o Instituto de Saúde Coletiva e o barco-hospital Abaré. Essa cooperação deverá ser reforçada dentro de uma política de ensino do Estado, na área de Medicina, direcionada para a região Oeste do Pará”, acrescentou a reitora.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

22/1/2014