Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro UFOPA e Embrapa celebram acordo de cooperação técnico-científica

UFOPA e Embrapa celebram acordo de cooperação técnico-científica

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) firmou, na última sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014, acordo de cooperação com a Embrapa. “Com este acordo, esperamos intensificar a produção de conhecimento voltado para a melhoria da economia rural do Oeste do Pará. Queremos gerar produtos que possam melhorar a economia na região”, afirma a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro.

Assinado em Santarém (PA) pela reitora da UFOPA e pelo chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, o acordo possibilitará o planejamento e a execução de estudos, levantamentos, pesquisas e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura e áreas afins, como monitoramento ambiental, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico, tecnologia de alimentos, entre outras.

De acordo com a reitora da UFOPA, a parceria com a Embrapa deverá priorizar pesquisas voltadas para as áreas de biodiversidade, florestas e recursos aquáticos de água doce. “Estamos acordando que na discussão da nossa política institucional de pesquisa, essas áreas sejam fortalecidas, com vistas à geração de mais conhecimento para cadeias produtivas que têm impacto econômico na região, como melhoramento genético dos rebanhos bovinos, beneficiamento da produção da agricultura familiar, a produção de alimentos em área de várzea, silvicultura, entre outras”.

Para o representante da Embrapa, Adriano Venturieri, a assinatura do acordo possibilitará a transferência de servidores da Embrapa para Santarém. “Com a assinatura deste acordo vamos começar a intensificar as nossas ações, trazendo mais pesquisadores para esta região”, afirma. “A parceria com a UFOPA permite que possamos trazer pessoas que possam construir, junto com a UFOPA e com as pessoas da região, soluções viáveis para o desenvolvimento da agropecuária, agricultura, pecuária, biodiversidade e agricultura familiar”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

20/1/2014