Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro UFOPA e prefeitura: parceria por Santarém

UFOPA e prefeitura: parceria por Santarém

UFOPA e prefeitura: parceria por Santarém

UFOPA e Prefeitura de Santarém em reunião

O plano de mitigação e mudanças climáticas em execução no município, a criação de um programa de gestão de bacias hidrográficas e a futura localização do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-T) foram temas da audiência entre a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Raimunda Monteiro, e o prefeito Alexandre Von, ocorrida na manhã da última quinta-feira, 16, no gabinete municipal. Além desses, outro tema da conversa entre a reitora e o prefeito foi a questão do esgotamento sanitário das obras do Câmpus Tapajós, no bairro do Salé.

“Nós temos várias ações em comum com a Prefeitura Municipal de Santarém, e considerando que nós ocupamos uma fatia considerável do espaço urbano da cidade, que é uma área contígua ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP), viemos até aqui verificar junto ao prefeito os entendimentos que existem a respeito da gestão desse espaço”. Ficou acertado que as duas instituições realizarão estudos para decidir sobre a construção da obra de esgotamento sanitário no Câmpus Tapajós por parte da prefeitura.

As discussões envolveram também projeções para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT- Tapajós). “Apesar de ser este um projeto do Governo do Estado, acreditamos que a prefeitura também tem interesse sobre a localização do Parque. A UFOPA oferece um espaço limitado para a expansão de empresas na área atual destinada ao empreendimento, além de enfrentarmos restrições ambientais e por isso, estamos discutindo sobre as possíveis áreas para instalação desse parque”, afirmou a reitora.

“É muito interessante a possibilidade de integrar o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-T) com o projeto do Eco Parque Industrial, que o município está tratando com o Governo do Estado”, considerou o prefeito Alexandre Von. A área para implantação do parque deve ser adquirida pela prefeitura nos próximos meses.

No ano passado, o Ministério Público Federal solicitou à UFOPA a elaboração de um estudo de impacto ambiental na grande área do lago do Juá (Rodovia Fernando Guilhon, que dá acesso ao aeroporto da cidade), onde está sendo construído um condomínio residencial, cujas obras estão paralisadas por questões ambientais. “Não pudemos realizar os estudos por dificuldade de acesso à área, agora abrimos o diálogo para que nós participemos de algo mais amplo, que seria a elaboração de um plano de gestão de bacias de recursos hídricos envolvendo a prefeitura e a universidade”, explicou a reitora.

Ainda na ocasião, o prefeito convidou a UFOPA para participar do programa de mitigação e mudanças climáticas do município, que já está em execução, em parceria com uma cidade alemã. “O prefeito Alexandre Von tem demonstrado planejar ações estratégicas para o município de Santarém, visando o curto e o médio prazo, no que diz respeito à estrutura portuária, logística da cidade e mesmo no que se refere à questão ambiental. Isso significa que UFOPA e Prefeitura de Santarém têm grandes ações para realizar conjuntamente nos próximos anos”, concluiu a reitora.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

21/1/2014