Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro UFOPA lança Centro de Estudos em Língua Inglesa

UFOPA lança Centro de Estudos em Língua Inglesa

O Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA lançou o Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI).

Localizado no Câmpus Amazônia (Av. Mendonça Furtado, 2946, sala 112, bairro de Fátima), o CELEPI é um grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Nilton Varela Hitotuzi, que visa dar suporte à formação inicial e continuada de professores de Inglês e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Linguística Aplicada.

Para a consecução de tais objetivos, o grupo se concentrará especificamente em (i) iniciar alunos do curso de Licenciatura em Letras (Inglês e outras línguas adicionais) em estudos voltados à investigação científica; (ii) refletir sobre práticas docentes a partir de aportes teóricos; (iii) analisar, produzir e testar materiais didáticos; (iv) experimentar diferentes métodos e estratégias de ensino de línguas adicionais; (v) repensar a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira da educação básica; (vi) assessorar a professores de Língua Estrangeira da educação básica pública; (vii) oferecer cursos de idiomas a discentes, técnicos e docentes da UFOPA e à comunidade externa; (viii) pesquisar fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas adicionais; (ix) organizar eventos voltados para a formação de professores de Língua Estrangeira, tais como: imersões, colóquios, seminários, encontros e congressos; (x) prover insumo para a produção de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses); e em (xi) produzir trabalhos científicos.

Atualmente, o CELEPI conta com uma equipe que inclui quatro professores do ICED/UFOPA, seis professores da educação básica pública e 18 graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Letras – Português e Inglês/UFOPA –, distribuídos nas seguintes linhas de pesquisa: (1) Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de inglês; (2) Ensino e formação de professores de língua inglesa na Amazônia; (3) Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais; e (4) Pensamento crítico e ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

O Centro abriga os subprojetos: “Contribuições para a Formação de Novos Professores de Inglês na Região Oeste do Pará” (PIBID/LETRAS-Inglês) e “Fortalecendo a Educação em Língua Estrangeira/Inglês na Escola Pública de Santarém-PA” (NOVOS TALENTOS/LETRAS-Inglês); o projeto de pesquisa: “Levantamento da situação do ensino e da aprendizagem de Inglês na escola pública municipal de Santarém-PA” (CNPq); e outros projetos de pesquisa sem recursos financeiros de agências de fomento à pesquisa. Além disso, o centro oferecerá cursos de extensão de ensino de línguas e outros voltados para a formação de professores de Língua Estrangeira.

Comunicação/UFOPA, com informações do CELEPI.

14/1/2014

 

 

Instalações do CELEPI no Câmpus Amazônia