Consun aprova Regimento Geral da UFOPA
Foi aprovado nesta terça, dia 22 de julho, o Regimento Geral da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Em dois dias de reunião, os membros do Conselho Universitário (Consun) analisaram e debateram os artigos da minuta elaborada pela comissão especial constituída por conselheiros representantes das três categorias que compõem a Universidade. Presidida pelo vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, a comissão foi formada com o objetivo de analisar e fazer as alterações pertinentes na versão inicial do Regimento, proposta anteriormente por um grupo de trabalho constituído pela reitoria.
Segundo a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, o Regimento Geral é a base da regulação do funcionamento da Universidade em suas instâncias e procedimentos. “A partir dele, a UFOPA ainda estabelecerá diversas normas de funcionamento de seus setores administrativos e acadêmicos. Isso resultará no amadurecimento institucional da Universidade, porque teremos decisões orientadas pelas normas e pautadas pela impessoalidade”, destaca a reitora.
A comissão especial também contou com a participação da comunidade acadêmica, que pôde ter acesso às versões do documento no sítio da UFOPA e dar suas contribuições através de um e-mail criado especialmente para esse fim. “As sugestões recebidas foram analisadas pela comissão e, na medida do possível, incorporadas ao texto. A intenção é que a versão final pudesse expressar o máximo de avanços”, avalia o vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares.
Composta por representantes dos docentes, dos técnicos e dos alunos, a comissão teve seu trabalho pautado pelo Estatuto da Universidade, aprovado em agosto de 2013. “Não podíamos conflitar com o que está previsto no Estatuto, que é a norma maior da instituição e define o que é a Universidade. O Regimento estabelece como ela funciona”, explica Prof. Anselmo.
Para Gabriel Alves, representante dos acadêmicos, participar do processo de análise e elaboração do Regimento Geral da Universidade foi, ao mesmo tempo, um privilégio e uma responsabilidade. “Esse é um instrumento de muito valor para a Universidade, então sinto que dei a minha contribuição final para a UFOPA, já que estou me formando no fim desse ano. Tentamos contemplar de forma abrangente os anseios da comunidade acadêmica como um todo”, ressalta o estudante do curso de Engenharia Florestal.
Após a consolidação dos ajustes recomendados pelos membros do Consun, a versão final do documento será publicada no Diário Oficial da União. Com a publicação, prevista ainda para esse mês de julho, o Regimento Geral passa a vigorar.
Renata Dantas - Comunicação/UFOPA
23/7/2014