Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Enactus UFOPA apresenta projeto Mapinguari à comunidade acadêmica

Enactus UFOPA apresenta projeto Mapinguari à comunidade acadêmica

Equipe Enactus UFOPA exibe seus prêmios - 23/7/2014 - Foto: Maria Lúcia Morais

Empreendedorismo, melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade. Essas três vertentes guiam os projetos desenvolvidos pelo Time Enactus UFOPA que, na última quarta-feira, 23 , apresentou à comunidade acadêmica o projeto Mapinguari, desenvolvido junto aos vendedores das barracas de alimentos de Alter do Chão.

A iniciativa garantiu ao grupo o 4º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional Enactus Brasil, realizado em São Paulo nos dias 17 e 18 de julho, além do prêmio de "Projeto que promove Ética e Integridade", concorrendo com projetos de times mais de 40 universidades brasileiras.

É uma experiência única, totalmente diferente de qualquer congresso universitário, pois é uma competição com os maiores líderes de negócios do país e com alunos de todo o país, uma troca de experiência enorme”, afirma Caio Moura, que coordena o Time Enactus UFOPA. A conquista deste quarto lugar, concorrendo com projetos do país inteiro, representa o reconhecimento de todo o trabalho que desenvolvemos ao longo de um ano. Mostra que estamos no caminho certo, com uma linha de pensamento correta”.

A reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, que é conselheira do grupo desde 2013 e acompanhou os alunos na competição realizada em São Paulo, também prestigiou a apresentação do Time realizada no Auditório da UFOPA, situado no Câmpus Amazônia, em Santarém (PA). A reitora ressaltou a importância da Universidade em acolher iniciativas como as do Time Enactus. “Vi o potencial deles, como jovens empreendedores, logo no primeiro ano de existência do grupo. Queremos que essas iniciativas se multipliquem e que sejam acolhidas pela Universidade, pois temos que apoiar projetos que gerem produtos e experiências inovadoras”.

Benefícios - Durante a apresentação na UFOPA, o grupo destacou os resultados qualitativos e quantitativos das ações realizadas em Alter do Chão, como a reforma e padronização de nove barracas de venda de alimentos; a capacitação dos vendedores, principalmente com relação à manipulação dos alimentos; a doação de equipamentos; e a criação do selo de qualidade “Consumo Protegido”, que certifica aos consumidores que a produção dos alimentos foi realizada de forma adequada.

Nós melhoramos muito depois do selo de consumo protegido. As nossas vendas aumentaram em 70%. Os nossos fregueses também elogiaram muito. Nós não esperávamos por uma ajuda dessa”, afirma Matilde Farias, dona de uma das barracas beneficiadas pelo projeto.

Segundo Caio Moura, as próximas ações do projeto Mapinguari serão a aplicação do selo de consumo protegido às outras barracas de comercialização de alimentos situadas na praça central de Alter do Chão e a construção de uma cozinha industrial comunitária visando à industrialização de vários produtos alimentícios, como as bananas chips. “Vamos em busca de patrocínio para executar essas ações”, afirma.

Comunicação/UFOPA

24/7/2014

Reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, em pronunciamento durante a cerimônia - 23/7/2014 - Foto: Milly Pontes