Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho III Seminário PIBIC-EM premia melhores trabalhos de iniciação científica

III Seminário PIBIC-EM premia melhores trabalhos de iniciação científica

Foto: Renata Dantas - 25/7/2014

O encerramento do III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em 25 de julho, foi marcado pelo anúncio dos melhores trabalhos de pesquisa apresentados pelos jovens do ensino médio da rede pública de Santarém e Oriximiná. Para a Profa. Delaine Sampaio, “os trabalhos foram de excelência. Houve vários empates técnicos e isso mostra a qualidade dos resultados apresentados nas três modalidades: experimentação, pôster e oral”, destacou a diretora de Pesquisa da UFOPA.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão externa, composta pela Profa. Dra. Alexandra Regina, da Embrapa de Belém; Prof. Dr. Davide Rondina, da Universidade Estadual do Ceará; e Prof. Dr. Jordan Del Nero, da Universidade Federal do Pará. “Quero agradecer o alto nível dos resultados apresentados. O PIBIC foi o primeiro contato de vocês com uma universidade federal. Não parem por aí. Venham para a UFOPA. Essa Universidade é para vocês, que são da região”, afirmou a avaliadora Profa. Alexandra, encorajando os estudantes a trilharem o caminho do ensino superior público.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do diretor de Pós-Graduação da UFOPA, Prof. Roberval Santos. Para o diretor, é muito importante a integração da Universidade com as escolas da região. “Nosso público-alvo são justamente os alunos que estão saindo do ensino médio. O PIBIC-EM permite que esse aluno conheça, de antemão, alguns trabalhos desenvolvidos na universidade. Por isso ele é tão importante, porque estimula o interesse pela universidade. E hoje muitas portas estão abertas. Esses jovens têm que aproveitar a chance”, ressaltou o professor santareno, citando sua trajetória acadêmica como exemplo.

Para o estudante Josué do Carmo, que teve seu trabalho premiado na categoria pôster, participar do programa expandiu seu campo de visão sobre o mundo. “Eu moro na periferia de Santarém, sou de família pobre e temos poucas oportunidades. Ao realizar esse projeto, a Universidade acaba expandindo nosso horizonte. A gente chega meio imaturo e, quando sai, percebe que o mundo acadêmico não é aquele bicho de sete cabeças. Ele pode ser muito prazeroso. Eu quero continuar no mundo da pesquisa e quero ser professor”, enfatizou o jovem.

Para a diretora de Pesquisa da UFOPA, o PIBIC-EM é inovador. “É um momento que a Universidade abre suas portas para receber os jovens da região, facilitando a interação dos professores com alunos durante o decorrer de um ano”, avalia Delaine Sampaio.

A tarde do dia 25 ainda contou com a palestra “Como é isso de saber do outro de longe? Um mundo de pesquisa”, ministrada pelo Prof. Luiz Percival Britto. O diretor de Ensino da UFOPA falou aos jovens sobre transformações sociais e sobre a importante relação entre Língua e identidade. “Mas não basta saber e usar e pensar com desenvoltura a Língua de sua identidade. É preciso também saber usar a língua do outro, ampliando as possibilidades de estar e pensar o mundo, de ser o outro”, enfatizou.

O docente ainda explicou aos alunos como funciona o processo seletivo da UFOPA. “Continuará sendo por opção de curso e o critério de seleção respeitará a nota mais alta. Quando divulgarmos a lista de chamadas, divulgaremos junto uma lista de espera, para que todos já fiquem preparados”, avisou. O diretor também aproveitou a ocasião para destacar do diferencial do estudo numa instituição de ensino superior pública. “Universidade é lugar de aprender, de crescer, de ser. Estudar em uma universidade pública faz toda diferença. Estude para entrar na UFOPA”, finalizou.

Confira abaixo a relação dos trabalhos premiados no III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBI-EM):

- Modalidade: Oral

Bolsista Jaqueline Tavares de Sousa (Orientador: Carlos Ivan Vildoso)

Bolsista Naiane Kelen de Jesus Feitosa (Orientadora: Deize Carneiro)

Bolsista Lucas Vinicius Cavalcante Esteves (Orientadora: Deize Carneiro)

- Modalidade: Experimentação

Bolsista Demian Francisco Neto C. Pereira (Orientador: Victor Moutinho)

Bolsista Gabrielle Larissa Serra (Orientadora: Rosa Mourão)

- Modalidade: Pôster

Bolsista Maria Salvina Ferreira Paz (Orientador: Adenomar Neves de Carvalho)

Bolsista Josué Pinto do Carmo (Orientadora: Maria Mirtes)

Bolsista Brendo Luis da Rocha Moraes (Orientadora: Nilzilene Gomes)