Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho PIBIC-EM: Bolsistas divulgam trabalhos em seminário

PIBIC-EM: Bolsistas divulgam trabalhos em seminário

Alunos do ensino médio da rede pública que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFOPA, participaram, nesta quarta-feira, 23, da cerimônia de abertura do III Seminário de Iniciação Científica, cujo objetivo é a divulgação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de um ano, período de vigência da bolsa.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-reitor, o Prof. Dr. Anselmo Colares; do diretor da 5ª URE de Santarém, Dirceu Amoedo; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Sérgio de Melo; da diretora de Pesquisa da PROPPIT, Profa. Dra. Delaine Sampaio da Silva; o bolsista Josué do Carmo, aluno da escola Rodrigues dos Santos, destacou a importância da experiência de interação com o universo científico para um jovem estudante. “O aluno do ensino médio tem muita dificuldade ao se deparar com o trabalho da universidade, porque a realidade do ensino médio é completamente diferente do ensino acadêmico. E quando eu entrei no programa de iniciação científica e comecei a desenvolver o meu projeto de pesquisa, a maior dificuldade que eu tive foi entender de que forma um trabalho científico é desenvolvido, pois a gente sabe que um trabalho como esse tem um início, um meio e um fim, e no ensino médio nós não temos essa realidade. Desenvolver o trabalho foi muito bom, foi algo que acrescentou muito ao meu currículo, tanto na minha vida profissional quanto na minha vida como cidadão”, avalia o bolsista, que chamou a atenção do vice-reitor pela desenvoltura no relato. “Ele desempenhou bem a sua função de representar os pibictos da UFOPA”, brincou o vice-reitor. “Eu notei na fala dele um desembaraço e uma vontade muito grande”, disse Anselmo Colares.

De acordo com a diretora de Pesquisa da PROPPIT, Josué do Carmo é um dos 150 bolsistas que ingressaram no programa em 2013. “Obrigatoriamente, o bolsista firma um termo de compromisso, no qual ele tem que apresentar o trabalho desenvolvido ao longo de um ano. Nesta edição, que está terminando, temos 150 bolsistas que enviaram o relatório final, mas destes, cerca de 80 bolsistas estão apresentando em Santarém, porque existem bolsistas que estão em Oriximiná”, explica a diretora.

Logo após a cerimônia, Rosinaldo Pinheiro, criador do Quadrinho Papa-Chibé, ministrou palestra sobre o projeto “Turma do Açaí”, uma história em quadrinhos que ressalta expressões populares, típicas de comunidades ribeirinhas ou mesmo da região metropolitana de Belém.

Sobre PIBIC 2014

Para o ingresso de novos alunos do ensino médio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC 2014) irá reabrir o edital de seleção no próximo mês de agosto. O objetivo é dar oportunidade de participação a um número maior de escolas do ensino médio da rede pública de Santarém e Oriximiná.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

23/7/2014