Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Reitoria da UFOPA firma acordo com alunos de Geologia

Reitoria da UFOPA firma acordo com alunos de Geologia

Os acadêmicos do curso de Geologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reuniram-se nesta quarta-feira, 9, com a Administração Superior da Universidade, para tratar das demandas levantadas a partir de deficiências do curso. Desde terça, dia 8, os estudantes estão acampados em frente à Reitoria da instituição, no Câmpus Amazônia, para manifestar suas reivindicações.

Em reunião, a Reitoria propôs formar uma comissão, composta por representantes dos estudantes, dos professores do curso de Geologia e da Direção da UFOPA, para acompanhar a implantação das soluções dadas às demandas. “Todas essas questões levantadas pelos alunos já vinham sendo tratadas pela Administração Superior da Universidade, mas, com a ação dos estudantes, foi definida uma agenda com prazos e responsabilidades para solucionar essas pendências que vêm se arrastando desde 2011”, enfatizou a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro.

De acordo com um dos representantes da primeira turma (2011) de Geologia da UFOPA, Mayke Barreto, as questões urgentes são mais professores, infraestrutura de laboratórios, aulas de campo e estágio supervisionado. “A reunião foi positiva e esclarecedora, especialmente com relação aos prazos. Avançamos mais nessa reunião do que avançamos nos últimos três anos de discussões. Mas só vamos ficar tranquilos quando as ações forem concretizadas”, avaliou o aluno.

Atualmente, o curso de Geologia possui dois laboratórios, o de Mineralogia e o de Geologia, este último sem condições adequadas de uso. “Quanto a essa demanda, serão implantados três laboratórios até o início do segundo semestre desse ano e, até o fim de 2014, teremos mais dois laboratórios para o curso”, destacou a reitora da UFOPA.

Quanto ao contingente de professores, que atualmente são seis, foi esclarecido que, com o concurso realizado pela Universidade recentemente, mais três docentes começarão suas atividades no curso já no segundo semestre de 2014, incluindo um de Topografia. “Como alternativa a curto prazo, estamos avaliando outros meios de trazer professores de fora para ministrar disciplinas”, esclareceu o chefe do Gabinete da Reitoria, Prof. João Ricardo Almeida.

A primeira disciplina de aulas de campo está confirmada para o segundo semestre desse ano. “Já está certo que as aulas serão em novembro”, afirmou o estudante Mayke Barreto. Sobre a questão dos estágios supervisionados, a Direção informou que deverão ser firmados acordos de cooperação entre a Universidade e empresas e instituições da região, para viabilizar os estágios. “Vamos esclarecer mais detalhes sobre esse ponto na reunião desta quinta”, finalizou Mayke.

Neste novo encontro, na manhã do dia 10, será firmado o termo de pactuação para acompanhamento da implementação das ações definidas. “O curso de Geologia é um curso caro, que entra na mesma matriz de custeio de todos os outros cursos. A partir de 2015, serão destinados recursos diferenciados para cada curso, de acordo com suas especificidades”, adiantou a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro.

Comunicação/UFOPA

10/7/2014