Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho UFOPA fecha parceria com Coppe/UFRJ

UFOPA fecha parceria com Coppe/UFRJ

Após a visita ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no último dia 25, a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, anunciou que aquele instituto deverá colaborar com os cursos de engenharia do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da UFOPA. Além de contribuir com o modelo acadêmico dos cursos de graduação, a Coppe também deverá cooperar para implantação de programas de pós-graduação na área de Engenharia na UFOPA.

A reitora da UFOPA também tratou com o diretor da Coope, Prof. Luiz Pinguelli Rosa, sobre uma possível parceria para o desenvolvimento de projetos de tecnologia com base no biodiesel, na eficiência energética e na prospecção de novas matérias-primas na Amazônia. “A partir de estudos, queremos desenvolver produtos sustentáveis a partir de matérias-primas da região, especialmente para a área da construção civil”, explicou Profa. Raimunda.

Diretores da Coppe devem vir a Santarém para visitar a UFOPA e tratar da cooperação ainda esse ano, na segunda quinzena de outubro. Ainda no dia 25, Raimunda Monteiro reuniu-se no Rio com a representante da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local e Regional do BNDES, Helena Lastres. Conversaram sobre a viabilização de recursos para a UFOPA desenvolver projetos culturais e, principalmente, projetos ligados ao Parque de Ciência e Tecnologia, PCT Tapajós.

Nos dias 13 e 14 de agosto, a UFOPA receberá a visita de representantes do BNDES, que virão a Santarém para participar de uma reunião da Direção da Universidade com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para discutir novos investimentos em Ciência e Tecnologia para viabilizar o desenvolvimento da região Oeste do Pará. Durante a visita, a comitiva conhecerá o projeto do PCT Tapajós.

Comunicação/UFOPA

28/7/2014