Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho Fábrica na UFOPA reaproveitará óleo usado de padarias

Fábrica na UFOPA reaproveitará óleo usado de padarias

Foto: Maria Lúcia Morais, 26/6/2014

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Prefeitura Municipal de Santarém assinaram nesta quinta-feira, 26, um convênio, no valor de 40 mil reais, para a implantação de uma fábrica voltada para a produção de sabão e velas artesanais, a partir do reaproveitamento de óleo e azeite usados em padarias da cidade.

A solenidade, que contou com a participação da reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, e do prefeito de Santarém, Alexandre Von, ocorreu na sede do Banco da Amazônia, durante o encontro mensal do Grupo de Gestão Integrada para a Construção do Desenvolvimento Sustentável (GGI-DRS), que congrega diversas instituições das esferas pública e privada.

O convênio tem por objeto a doação de 40 mil reais, pertencentes aos recursos públicos municipais, montante que será revertido na aquisição de equipamentos, através de licitação, para a implantação da fábrica, que será instalada no Parque Tecnológico do Tapajós, situado no Câmpus Tapajós, em Santarém, PA. “Esse é o primeiro projeto que se concretiza no âmbito do PCT-Tapajós”, afirmou a reitora durante a solenidade.

De acordo com o Prof. Paulo Sérgio Taube Jr., do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA, um dos coordenadores do projeto, inicialmente serão coletados resíduos de 40 panificadoras credenciadas junto ao Sindicato da Indústria de Panificação, as quais geram, em média, 1.400 litros de óleo ao mês. O professor explica que, com esta quantidade de matéria-prima, será possível produzir até uma tonelada de sabão artesanal por mês. “A ideia é vender um produto com óleo essencial, aromas da Amazônia, com valor agregado, e os recursos gerados serão investidos em novos projetos na área de biocombustíveis”.

Segundo Paulo Taube Jr., o projeto envolverá a participação de alunos dos cursos de Agronomia, Biotecnologia e Farmácia. A iniciativa já conta com a participação de outros professores da UFOPA, como Kelly Christina Ferreira Castro e Daniel Ferreira Amaral, ambos do IBEF. “Também convidaremos professores de outras áreas para participar do projeto”.

Maria Lúcia Morais – Comunicação UFOPA

27/6/2014