Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho Projeto com professor da UFOPA é finalista em competição internacional

Projeto com professor da UFOPA é finalista em competição internacional

O protótipo de aplicativo GreenBaby, elaborado por uma equipe de estudantes de Ensino Médio de Santarém e tendo como professor responsável Enoque Alves, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da UFOPA, é finalista no Technovation Challenge, competição internacional de empreendedorismo tecnológico voltado para mulheres jovens.

O evento é patrocinado pela ONG Iridescent, com apoio de empresas como Google, Intel e Twitter. A final ocorrerá no dia 18 de junho de 2014 na cidade de Santa Clara, estado da Califórnia (EUA), na região do Vale do Silício.

Concorrendo na categoria High School (equivalente ao Ensino Médio), a equipe “Team Amantech” é uma das nove finalistas da competição, e a única representante da América Latina. O aplicativo desenvolvido pelo grupo incentiva o reflorestamento na Amazônia, através da adoção de árvores por usuários do mundo inteiro, a serem plantadas e cultivadas na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós, mediante contribuição anual.

Integram a equipe as estudantes do Colégio Dom Amando, Aléssia Pinheiro, Andressa Azevedo, Larissa Miléo, Sara Siufi e Waykiru Bentes, além de uma mentora, a Profa. Marialina Sobrinho, e do professor orientador, Enoque Alves, que é também embaixador do Technovation Challenge no Pará.

O grupo embarca para os Estados Unidos na próxima semana. Caso seja o vencedor da categoria, levará o prêmio de US$10 mil, valor que será usado “para colocar o projeto em prática, para que a ideia saia do protótipo e vá para uma versão funcional”, explica Enoque Alves.

Para saber mais sobre a competição, clique aqui (em inglês). O vídeo de apresentação do projeto GreenBaby está disponível nesta página.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

Foto: Milly Pontes