UFOPA adere ao Mestrado Profissional em Letras
Curso é oferecido em 34 universidades públicas associadas no País. UFOPA é uma das onze instituições aprovadas para compor a rede este ano.
O Conselho Superior do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) divulgou nesta segunda, 9, o resultado do processo de seleção de novas instituições para o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). A UFOPA foi uma das contempladas. O programa é oferecido em rede nacional, com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o Diretor de Ensino da UFOPA, Prof. Dr. Luiz Percival Britto, coordenador da proposição apresentada em chamada pública, a UFOPA “é uma das onze instituições selecionadas para compor a rede nacional, que, desde 2012, possui 34 universidades públicas associadas”, destaca.
Curso - Focado na capacitação de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. Podem candidatar-se professores efetivos da rede pública de ensino, que sejam graduados em Letras.
Com uma área de concentração, "Linguagens e Letramento", o Profletras possui duas linhas de pesquisa: "Teorias da linguagem e ensino" e "Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes". Já a carga horária exigida prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos. Para tanto, ele deverá cursar duas disciplinas de fundamentação, cinco obrigatórias e três optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12.
Além disso, o mestrando deverá ser aprovado no exame nacional de qualificação, oferecido um ano após o início do curso, e em exame de proficiência em uma língua estrangeira, até o 18º mês. Na última etapa, o aluno apresentará seu trabalho de conclusão aprovado por uma banca constituída por três professores (o seu orientador, um docente do Profletras e um docente não vinculado ao programa).
O ingresso no curso se dá através do Exame Nacional de Acesso ao Profletras, que se constitui de prova com questões objetivas e discursivas. A próxima chamada deve ocorrer no início do segundo semestre de 2014.
De acordo com informações da página eletrônica da Capes, o curso objetiva: a capacitação de docentes em nível de mestrado profissional; o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita; o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental; o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da Internet; o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramento compatível aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.
Para mais informações sobre o Profletras, acesse o sítio da Capes: http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profletras.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA, com informações da Capes
10/6/2014