Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho UFOPA discute a importância do planejamento para o Desenvolvimento Regional

UFOPA discute a importância do planejamento para o Desenvolvimento Regional

UFOPA discute a importância do planejamento para o Desenvolvimento Regional

Foto: Maria Lúcia Morais

A importância do planejamento público para o desenvolvimento regional é o tema principal do II Ciclo de Palestras sobre Planejamento, que começou nesta quinta-feira, dia 26 de junho de 2014, em Santarém (PA). Promovido pelo Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o evento contou com a participação dos discentes do Programa e da reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro.

“O Ciclo começou ano passado e é o encerramento da disciplina As teorias do Planejamento, que faz parte do tronco comum dos dois cursos do programa de Ciências Econômicas e de Gestão Pública”, explica Zilda Gama, coordenadora do programa. “A proposta é de que a cada ano se discuta uma temática diferente. No ano passado foi o planejamento para o setor elétrico e esse ano o planejamento para o desenvolvimento regional”.

Diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), Rosana Pereira Fernandes ministrou a palestra de abertura que abordou os principais instrumentos e limites do planejamento público para o desenvolvimento regional. Rosana Fernandes também falou sobre o Plano Plurianual do Pará e sobre as principais regiões de integração do estado.

O II Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento continua nesta sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, a partir das 19 horas, no auditório do ICTA, anexo ao Câmpus Amazônia, com a palestra “A Experiência de construção do PPA em Santarém”, a ser ministrada pela professora Eunice Sena.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

27/6/2014

 

Elton Xavier, do Centro Acadêmico Celso Furtado; Profa. Zilda Gama (ICS); Profa. Raimunda Monteiro, reitora da UFOPA; e a palestrante, Rosana Fernandes - Foto: Maria Lúcia Morais, 26/6/2014