Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho UFOPA promove cursos de línguas indígenas em julho

UFOPA promove cursos de línguas indígenas em julho

Com o objetivo de valorizar as etnias e o modo de ser dos povos indígenas na região Amazônica, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove no mês de julho aulas das línguas indígenas mundurucu e nheengatu, também conhecida como língua geral amazônica. O curso visa formar professores dessas línguas para atuar na rede pública de ensino. “Esperamos contribuir para que os indígenas sejam mais respeitados em seus direitos pelo Estado e pela sociedade”, explica o Prof. Florêncio Vaz, diretor de Ações Afirmativas da UFOPA.

Cada curso tem carga horária de 180 horas. As aulas serão oferecidas em caráter intensivo durante o mês de julho, de 2 a 31.  No caso do nheengatu, haverá uma segunda etapa de aulas em janeiro de 2015, com mais 180 horas. Podem participar os estudantes, professores indígenas e não indígenas e demais interessados. Serão duas turmas de nheengatu, uma de manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 14h30 às 18h30. A turma de mundurucu será oferecida de manhã, das 8h às 12h.

As inscrições custam R$50,00 (incluindo parte do material didático) e podem ser feitas na UFOPA, na sala 302 do Câmpus Amazônia, e também no local das aulas, o Centro Indígena Maíra, na rodovia Santarém-Cuiabá, nº 3180 (km 3), próximo ao Seminário São Pio X.

Os cursos são promovidos pelo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA/UFOPA), Grupo Consciência Indígena (GCI) e Conselho Indígenas dos rios Tapajós e Arapiuns (CITA).

Mais informações através dos telefones (93) 9162-5341 (Floriene) e (93) 9116-8189 (Aline) ou através dos e-mails: fcarthurvaz@gmail.com ou florencioalmeidavaz@gmail.com.

Comunicação/UFOPA

24/6/2014